Criando conteúdo de forma ágil, relevante e positiva

Maker Brands
Maker Stories
Published in
2 min readJan 12, 2016
https://goo.gl/3ZbCun

É desafiador no contexto editorial reunir características que parecem navegar em oceanos distantes: agilidade e relevância. O corriqueiro é assumir o mar comum de que um texto rápido tende a navegar em águas rasas — e, portanto, pouco profundas. No âmbito da geração de novos produtos ou serviços, o equivalente seria acreditar que colocar um protótipo em poucos meses no ar é sinônimo de oferecer algo ruim ao consumidor.

Assim como protótipos são a melhor forma de diminuir o risco de uma novidade que se pretende lançar (consumidores contemporâneos estão preparados para usufruir, dar feedbacks e participar do processo de melhoria constante de produtos e serviços), textos rápidos tendem a se conectar mais facilmente com os leitores de hoje em dia.

Entendi recentemente a ideia de que agilidade e relevância andam de mãos dadas quando me deparei com o desafio proposto por um dos nossos clientes. Teríamos duas semanas — e não mais do que isso — para produzir todo o conteúdo e colocar no ar o novo site do Movimento Choice. Abracei o desafio acessando meu empreendedor interno.

A experiência me mostrou que sem agilidade corre-se o risco de perder a relevância. E para que essa relação realmente funcione, é essencial o elemento positivo. Aprendi a trabalhar esse tipo de conteúdo em meu trabalho diário para o AsBoasNovas.com, editado pela Maker Brands.

Não sou apenas eu quem acredito que o elemento positivo é o verdadeiro enlace para um conteúdo ágil e relevante. O estudo “O que faz o conteúdo online se tornar viral?”, dos professores Jonah Berger e Katherine L. Milkman, da Universidade da Pensilvânia, constatou que o conteúdo positivo tem mais chance de ser viral do que o conteúdo negativo.

Por isso, arrisco-me a dizer que para produzir inspirado (e capaz de inspirar) um conteúdo ágil e relevante, a visão positiva — tão fundamental para criar um conteúdo positivo — mostrou-se essencial e minha verdadeira mentora.

Por: Mauricio Boff

--

--

Maker Brands
Maker Stories

Combinamos a agilidade das startups com a escala das grandes organizações para gerar impacto positivo na sociedade. www.makerbrands.com