Líderes com atitude fazem empresas inovadoras

Maker Brands
Maker Stories
Published in
2 min readJan 19, 2016

Profissionais engajados em processos de inovação se tornam muito mais eficientes quando a alta liderança se dispõe a, de fato, implementar as soluções desenvolvidas. Quando uma inovação consegue ultrapassar a autocensura corporativa, o resultado é não apenas a implementação daquela inovação em si, mas uma exponencial de autoestima e engajamento interno causados pelo exemplo bem-sucedido.

Inovar vai muito além de ter uma ideia genial. O foco deve estar em criar espaço para que soluções de negócio apareçam e aconteçam. E, ao lado dos profissionais, cabe ao líder executivo operar essa mudança dentro de suas empresas.

O executivo deve ser o primeiro a puxar o seu time para que produza inovação. Ele é a ponte e precisa ter uma postura aberta e tolerante aos riscos e fracassos.

Em um recente estudo, foram identificados os maiores obstáculos nos processos de inovação. De acordo com a pesquisa, 95% dos entrevistados disseram acreditar que uma postura inovadora dos executivos é fundamental para que a inovação consiga partir das equipes. A pesquisa aponta ainda que a inovação é dificultada pela falta de continuidade dos processos (34%). As ideias até aparecem, mas não são encorajadas a saírem do papel.

Não acredito que qualquer ideia valha a pena. Muito pelo contrário, uma solução inovadora precisa passar por diversos pré-requisitos e inúmeras críticas, mas ela precisa sair de alguma forma. Nem que seja descartada com um feedback assertivo. Deixá-las de lado e ignorá-las acaba por criar um sentimento de que não vale a pena produzir ideias e buscar mudanças disruptivas.

Em tempos de quedas nos lucros e na confiança dos consumidores, as empresas nunca precisaram tanto de líderes verdadeiramente inovadores.

O executivo deve ser o primeiro a puxar o seu time para que produza inovação. Ele é a ponte e precisa ter uma postura aberta e tolerante aos riscos e fracassos. Para vencer o conceito de falha, faz-se necessário pensar em novas métricas de mensuração, que entendem os riscos como parte do processo. Cabe ao líder adotar essas novas métricas e ter atitudes firmes para sustentar equipes que produzem ideias inovadoras.

Um líder alinhado com o seu time motiva, corrige, elogia, desafia e inspira. Com um plano estruturado, a inovação consegue sair do papel. Recursos são mobilizados e uma série de metas implementadas para valorizar o trabalho da equipe. Em tempos de quedas nos lucros e na confiança dos consumidores, as empresas nunca precisaram tanto de líderes verdadeiramente inovadores.

Por: Carolina Romano

--

--

Maker Brands
Maker Stories

Combinamos a agilidade das startups com a escala das grandes organizações para gerar impacto positivo na sociedade. www.makerbrands.com