O que aprendi na minha gravidez:

Jac Abreu Lopes
Mamães
Published in
9 min readJul 5, 2015

O que comprar

Olá. Tudo bem?

Algumas pessoas queridas tem me pedido dicas sobre gravidez, baseado na minha experiência. Resolvi escrever o texto para tentar ajudar um pouco nesse momento de tantas dúvidas.

O primeiro passo a fazer é guardar dinheiro, pois o seu bebê pode nascer normal, pequeno ou grande e você terá que ter dinheiro extra para atender alguma necessidade dele de última hora.

Sabendo disso: Não compre tamanho RN (Recem Nascido) até o 8º mês de gestação — bebês com mais de 3,500 Kg quase não aproveitam as roupas, por isso, no 8º mês dá para ter uma noção melhor do que esperar para o peso do bebê.

Fraldas

No chá de bebê/fraldas não se acanhem em pedir o tipo de fralda certo. Posso dizer com experiência que as fraldas do pacote vermelho da pampers não foram legais para o meu bebê. Seja cara de pau e avise no chá que não gostaria delas.

Por favor, não =(

As fraldas do pacote verde da pampers são legais

Não tive problemas :)

E quem for amigo de verdade vai dar esse pacote: pampers do pacote roxinho é amor. O primeiro pacote dessas fraldas que usei no meu filho foi um presente, pois não sabia nada de fraldas. Elas são muito boas principalmente quando se sai de casa e não tem muita disponibilidade de trocadores, o bumbum do bebê fica REALMENTE sequinho.

Fraldas do amor ❤

Update do dia 22 de maio de 2016: A Pampers Premium Care mudou de embalagem. Agora ela é assim (e continua muito boa):

A minha experiência com as fraldas da turma da mônica foi bem ruim — tem muita gente que prefere, talvez tenha dado azar.

O que não muda é que dependendo do tamanho do seu/sua rebento, você precisará — e ganhará alguns kits

Porém, tenha cuidado, os kits tem diferença:

RN = 2 KG até 4,5 Kg

XP = 3 KG até 6 KG

Por isso, você deve explicitar se quer o kit RN ou o kit XP.

Lembre-se: o bebê pode perder até 10% do seu peso de nascimento.

Os pesos indicados dependem muito da perninha do bebê. Bebê com pernas grossas avançam nas numerações mais rápido, pois a fralda passa a marcar a perninha :(.

Bebês enquanto tem alimentação somente líquida fazem umas cacas “explosivas” — é um momento que do nada ele está todo sujo, a ponto da caca subir pelas costas. Existem alguns truques que umas pessoas indicam, porém não se engane: algumas roupas podem se perder no processo (sim, é jogar direto na lixeira).

Conforme a criança avança na alimentação, as cacas vão ganhando horários e textura de gente grande. Nesse momento, elas começam a feder de verdade. Um bebê suja em média entre 6 a 10 fraldas por dia. O meu filhote hoje tem 10 meses e nos dias que come mamão costuma fazer caca umas 5 vezes. Já questionei a pediatra, as donas da creche, a minha mãe e sogra, todos disseram que enquanto estiver durinho, é perfeitamente normal, portanto, faça as contas de quantas fraldas gastamos nesses dias em que ele come mamão :P. Mesmo assim, ainda fica na média de 6 a 10 fraldas ao dia.

Além das fraldas — Roupinhas, cueiros e nem todo o bebê curte chupeta

Agora que sabemos sobre como foram as fraldas para mim, os ítens mais importantes que tinha no momento que fui para a maternidade:

12 cueiros — 6 de flanela grossa (minha mãe mandou fazer, pois ele nasceu em agosto), 3 de flanela fina, 2 de tecido e 1 de tricot

4 lençois de elastico — e foi pouco. Comprei outros 4 depois.

Não usamos nenhuma das 7 chupetas que comprei. Abri 2 e foi só desperdício.

12 conjuntos/macacões entre RN e P — as RN usei na 1º semana. O restante foram as P e foram poucos, pois fui orgulhosa e comprei tudo da minha cabeça, sem pedir informação. As roupinhas P foram muito bem usadas desde o começo. Apesar do macacão ser muito prático, principalmente quando se está morrendo de medo de vestir seu precioso recem nascido, body + saia/calça comprida/bermuda é mais útil. Precisei comprar roupa P logo de cara. Não se esqueça que se você não tiver ajuda(ou pouca ajuda), quanto mais roupas lavadas e passadas, prontinhas para pegar e usar para o bebê, melhor.

Travesseiro para evitar refluxo não é frescura. Compre sem medo de ser feliz.

Pelo menos 2 conjuntos que contenham protetores de berço — a criança baba e abraça os protetores depois que aprende a se virar.

Mamadeiras são um ponto polêmico — o que melhor se ajustou na minha rotina foi a da MAM auto esterelizável

A MAM tem uma linha que facilita muito a esterelização, compramos as mamadeiras, os mordedores e todo o restante da MAM. O que a MAM deixa muito a desejar é o copinho, o da Philips Avent é milhões de vezes melhor para o bebê com dentes nascendo.

A Philips Avent é conhecida por ser a melhor — ou uma das melhores do mercado — porém o processo de esterelização (ela tem esterelizador) perde em anos luz do processo da MAM. Guardei todas as mamadeiras da Avent que comprei e levei para a creche — uma das donas da creche me falou que eles tem um processo sinistro de esterelização, bem melhor do que teria em casa, por isso fiquei tranquila em mandar as mamadeiras para lá.

Pelo menos, tenha 1 mamadeira de água, 1 de suco e 1 de leite — pelo menos.

Meias e Luvinhas — nós não demos muita importancia para isso no começo e nos arrependemos logo em seguida. Comprei uns 5 kits de gorrinho + luva, não foram suficientes. O bebê não tem coordenação motora, e como todos nós temos medo de cortar todas as pontinhas que possam ficar nas unhas, é batata ele se arranhar. Não sei se é o fato do meu ser muito genioso (a ponto de não aceitar ser coberto com fralda na amamentação), mas as luvinhas eram retiradas e desapareciam temporariamente. Chegamos ao ponto de encomendar no mercado livre 20 luvinhas para ter tranquilidade. As luvinhas foram necessárias até mais ou menos 1 mês e meio.

Como foi muito mais fácil a mamadeira auto-esterelizável e meu filhote não aceitou chupeta, até hoje tenho esterelizador a toa. Outro ítem a toa foi a bombinha eletrica. Não consegui usar, pois doi, doi bastante. Trabalhei até o final da 39º semana (meu filho nasceu com 40 semanas e 6 dias de uma cesárea que me arrependo até hoje), então tive os 120 dias restantes com o meu bebê e a sorte de ainda ter férias para tirar. Com isso, fiquei com ele até o 5º mês dele. No 5º mês, nós introduzimos comida amassadinha, pois ele foi para a creche, então não precisei armazenar leite. Até o 5º mês, quando já não tinha mais leite, meu rebento tomava complemento. Depois que foi para a creche, meu filho não tem mais tomado complemento em casa, principalmente quando *eu* estou em casa — momento de empurrar longe a mamadeira e fazer cara feia. Mando complemento regularmente para a creche, porém mamadeira não chega perto dele em casa.

Fiz a besteira de comprar o porta mamadeira sem testar se a mamadeira cabia dentro, nunca consegui usá-lo e tive alguns acidentes por falta do recipiente. Vale a pena comprar se você garantir que as suas mamadeiras caberão dentro.

4 Colheres, de preferencia as termossensíveis/mágicas — elas mudam de cor conforme a temperatura do que está contido nelas. As colheres da avent são ótimas também, mas não encontrei nenhum modelo termossensível e a colher indicando a temperatura já me salvou de muitas furadas.

10 babadores. Não é exagero. Você verá conforme seu filho cresce :).

30 fraldas de pano. No mínimo — é mais prático que paninho de boca, dá para cobrir a criança, brincar de onde está a mamãe e ele procurar, enfim tem uma série de aplicações — e a creche vai pedir fraldas de pano diariamente.

3 mantas. No mínimo. Pelo menos 2 grossinhas caso seu bebê nasça no inverno.

2 mantas para cobrir maca/trocador — e leve sempre os 2, acidentes acontecem.

8 toalhas fraldadas com capuz.

Se você é uma mãe que quer sair com o seu bebê — 2 slings pelo menos. Dado que o meu bebê é super genioso, nós nos damos melhor com o cangurú (antes de comprar, veja se o cangurú oferecerá uma boa proteção para a cabeça, por experiência própria, canguru com a criança voltada para o mundo é perigoso). Meus slings foram aposentados rápido :(.

Não senti muita diferença com a bolsa de água quente. Tem mães que dizem que é mágico, para o meu bebê o que funcionou mesmo foi paciência, bicicletas (exercícios que mexemos as perninhas do bebê), massagens na barriga e 1 gota de luftal para cada peso do bebê. Entre os 3 a 5 meses, as cólicas passam, por isso não enlouqueça, conte os dias em contagem decrescente :).

Bico de amamentação — essencial se você não tem (bico invertido) ou formou pouco bico do seio, pois é muito difícil o bebê conseguir mamar sem o bico no formato adequado ou algo que o simule.

O bico que compramos e que foi ótimo para nós foi o da MAM também. Ele também é chamado de protetor de mamilos:

Minha dica é: quando o bebê é novinho, a corrida é para que ele não perca muito peso, pois dependendo do peso perder, talvez precise ficar internado. Uma mãe amiga teve problemas sérios e precisou contratar uma consultora de amamentação para estimular o filho a mamar corretamente. O que fizer o bebê mamar, utilize. A partir do 2 mês, comece a estimular o bebê a mamar no seu peito diretamente antes de tentar o bico. Em mais ou menos 1 mês ele preferirá o seu peito e você aposentará os bicos \o/.

Microondas é seu amigo

Esterelizar no microondas: Pote que possa ir ao microondas tampado parcialmente — 5 minutos em potencia alta. A MAM recomenda 3 minutos, mas geralmente marcava 5 minutos mesmo :p

Considerações

Os ítens listados acima são os principais que acredito que não deva deixar de ser falado — e que gostaria que tivessem me falado. O restante é gosto e estilo, tem pais minimalistas, outros que querem tudo, sem correr risco de nada. Tive uma enorme dificuldade de comprar roupas: os tamanhos não são padronizados e atrapalharam bastante. Não usei bolsa, usei uma mochila de adulto mesmo — me poupou muita coisa e meu marido não tinha vergonha de carregar quando estavamos os 3 juntos XD. Ajudou-me bastante comprar os ítens de última hora na tricae — a parte boa é que eles mandam uns emails com uns produtos com desconto depois de um tempo de cliente assíduo — a parte ruim é que para troca/cancelamento de pedidos, eles deixam bastante a desejar. Sem pedidos de cancelamentos/trocas, os pedidos demoram no máximo 1 semana para chegar.

Lojas online são uma mão na roda.

Se você está montando o enxoval e consequentemente tem tempo, a Dinda é bem legal, eles oferecem os produtos e dão um tempo para as pessoas comprarem. Quando o tempo acaba, eles fazem o pedido nos fornecedores e enviam para a sua casa. O processo demora em média de 1 a 2 meses, por isso, pense bem para o futuro, caso seu bebê já tenha nascido (comprei uns bodies e quando chegou, já não passavam pela cabeça do meu filho, na Dinda, tem que pensar a frente).

Só fechando sobre gastos constantes: Meu bebê tem 10 meses, gasta 4 a 5 tubos de hipoglóss (tem outras pomadas, mas esta foi a que ele e nós melhor nos adaptamos), 6 pacotes de 96 lenços umidecidos e em média de 230 a 300 fraldas por mês.

Certamente, esqueci de algo importante, lembrando escreverei outro texto. Não se esqueça, quanto mais informação, melhor — sempre filtrando o que for útil para a sua vida :).

Até a próxima o/

--

--

Jac Abreu Lopes
Mamães

Aleatória. Programadora. Cristã. Mamai do Miguel. Marida do @juanplopes :D/ Software Developer. Christian. Miguel Mummy. @juanplopes wife :)