O poder de mentoria em processos de aprendizagem

Florentine VersteegVedana
Manifesto 55
Published in
4 min readMay 9, 2019

Apesar do fato de que a aprendizagem é a pedra angular de nossa sobrevivência e existência, temos muita dificuldade em definir processos relevantes e engajadores que ajudem as pessoas a aprender de forma eficaz e profunda; principalmente devido ao desafio de aplicar aprendizagens teóricas às realidades práticas. Os processos de aprendizado são muito pessoais e individuais, embora sejam em grande parte oferecidos coletivamente. Descobrimos uma forma eficiente de ensinar muitas pessoas ao mesmo tempo, mas estamos descobrindo que isso não é efetivo.

A mudança está chegando! Muitos professores e educadores já estão mudando sua mentalidade para se tornarem facilitadores dos processos de aprendizagem de seus alunos, colocando-os como protagonistas de suas próprias jornadas. Estes facilitadores de aprendizagem estão cientes das necessidades individuais, diferentes estilos de aprendizagem e começaram a fazer perguntas em vez de oferecer respostas, para estimular a reflexão e a conexão.

Criamos a Escola de Facilitadores com esses desafios e essa nova forma de ensinar e aprender em mente. Nós mesmos pretendemos ser facilitadores de aprendizagem em nossos cursos e módulos e apoiamos outros facilitadores nos processos deles. Depois de três anos oferecendo cursos sobre facilitação, liderança e engajamento, percebemos que precisávamos apoiar o processo de aplicação de aprendizados pós-curso, oferecendo processos de mentoria. O processo de mentoria acontece em grupos pequenos, que são formados durante o curso, quando os participantes definem também o tema ou questão principal a ser elaborada.

Quais são os benefícios de ter um mentor após uma intensa experiência de aprendizado?

  1. Você pode acompanhar como as aprendizagens se conectam com a vida real e quais adaptações você ainda precisa fazer. Todo mundo está entusiasmado após de um curso presencial de 2 a 3 dias. Pronto para ir para casa e mudar o mundo! Todas as coisas que você aprendeu, você percebeu sobre si mesmo, sua prática, seu trabalho serão implementados no dia seguinte! Mas então, você chega ao trabalho segunda de manhã; ‘Como foi o curso?’ ‘Bem… nós aprendemos sobre estilos de liderança e práticas de facilitação e eu realmente acho que isso pode mudar a maneira como fazemos as coisas aqui’. “Mm, não sei, acho que estamos fazendo já muito bem, não…?” Ah não! A motivação começa a diminuir e de repente você esquece todas as aprendizagens, porque não sabe como conectá-las à vida real. O processo de mentoria pós-curso existe para ajudar nesses momentos a não esquecer, aplicar e traduzir suas aprendizagens às realidades da vida cotidiana.
  2. Há mais espaço e tempo para conversar sobre seus desafios individuais e realidades específicos. Embora os facilitadores procurem atender ao máximo as necessidades individuais dos participantes, nem sempre há espaço para discutir todos os casos e desafios de cada indivíduo em 2 a 3 dias. Os processos de mentoria fornecem muito mais espaço para discutir suas necessidades e desafios específicos.
  3. Você permanece conectado ao grupo e ao conteúdo. Pode ser muito difícil voltar ao trabalho, onde você (talvez) é o único que teve essas percepções maravilhosas e mudanças de atitude. Você pode se sentir solitário e isolado e pode até sentir que está ficando um pouco louco. A conexão com seu grupo (menor) do curso e ao conteúdo, a linguagem, os conceitos podem ajudar a não se sentir tão sozinho.
  4. Você pode ir mais fundo em certas áreas e tópicos que interessam a você e ao seu grupo. As conversas em grupos de mentoria conversas podem ajudar a mergulhar em determinados tópicos que talvez sejam de interesse específico para você e para alguns outros participantes. Juntos, você pode mergulhar ainda mais, encontrar novas referências para sua curiosidade e aplicar o conteúdo de uma forma ainda mais profunda.
  5. Você obtém novas perspectivas de outras pessoas. Os mentores, na maioria das vezes, não serão o treinador ou facilitador do curso. Junto com os membros do seu grupo, eles podem fornecer novos e outros insights sobre o conteúdo, mas também sobre seus desafios pessoais que podem ajudá-lo a aprender ainda mais pós-curso.

Estamos apenas começando com nossos primeiros processos de mentoria e convidamos alguns mentores incríveis para nos apoiar! Estou ansiosa para obter ainda mais insights durante os processos, tanto dos participantes quanto dos mentores, sobre como melhorar e realmente usar esses processos para aumentar o impacto de nossas experiências de aprendizagem.

--

--