Uma jornada de conexões

Henrique Versteeg-Vedana
Manifesto 55
Published in
2 min readNov 30, 2017

A ideia da Manifesto 55 começou há muito tempo atrás, com outros nomes e outros contextos. Mas sempre conectada a pessoas, espaços e colaboração. E ao longo do tempo criamos relações valiosas. Uma de muitas foi com o Impact Hub. Além de nos conectar com pessoas e organizações, também conseguiu que outras conexões se manifestassem. Chegando à Manifesto 55 de hoje, com CNPJ e equipe de 7 pessoas. E que impactou, apenas em 2017, mais de 1.500 pessoas em cursos e workshops presenciais pelo Brasil inteiro.

Quando retornei ao Brasil em 2009, depois de quatro anos morando fora, foi o Impact Hub São Paulo que me acolheu, um espaço para que eu pudesse explorar possibilidades profissionais, projetos e ideias. Depois de um ano eu já estava me aproximando da CoCriar, onde fui sócio por 5 anos. Em paralelo, a Florentine (na época apenas namorávamos e dizíamos que nunca iríamos trabalhar juntos ;-)) estava também sendo acolhida ao Brasil através do Impact Hub, onde pouco tempo depois, em meados de 2010, teve a oportunidade de conceber a Hub Escola, junto com o Pablo Handl e a Valentine Giraud. Foi o começo de uma parceria de 3 anos com a equipe do Impact Hub, iniciando projetos e iniciativas como a expansão do Impact Hub para a Vila Madalena.

Alguns anos depois, já casados, com uma filha pequena, e morando em Florianópolis, vimos o Impact Hub chegando e novamente dessa relação surgiram oportunidades, amigos e novas iniciativas. Várias participações em Hub Escolas, como anfitriões de atividades ou participantes. Dentre essas conexões e iniciativas, em 2015 nascia a Manifesto 55.

Em paralelo, também realizamos a Jornada da Autenticidade. Encontro de uma dúzia de outros membros do Impact Hub engajados em desenvolver novas lideranças. Da Jornada nasceram outros projetos, muitos contribuindo para o crescimento da Manifesto 55. Um tempo depois, em setembro de 2017, começamos uma nova etapa para nós e para a Manifesto 55. Trouxemos mais 5 pessoas para ampliar a equipe, e como consequência disso fixamos nossos pés, voltando a fixar nossos caminhos com o Impact Hub e criamos uma rotina de trabalho mais consistente (quando a empresa era apenas nós dois, trabalhávamos de casa, de cafés, de aeroportos).

Agora, para 2018, esperamos com muita expectativa a mudança para o futuro Impact Hub no Campeche, de onde poderemos chegar de bicicleta, ver o mar, conectar-se com mais pessoas incríveis, e trazer ainda mais bem estar para nosso trabalho.

Oficina de cocriação do espaço físico do Impact Hub Campeche (detalhe da futura mesa da Manifesto 55 :P)

E a jornada de conexões continua! Não sei tudo o que vai acontecer em 2018, tenho clareza apenas sobre a caminhada, que segue em frente!

Não deixe de acompanhar a Manifesto 55 na fanpage do Facebook ou pelo nosso website.

--

--

Henrique Versteeg-Vedana
Manifesto 55

Kaospilot | Manifesto 55 | Educação não-formal, aprendizagem coletiva, inovação e empreendedorismo