Terminei meu livro, e agora? A importância da leitura crítica

Nem todo mundo conhece a importância de uma leitura crítica para um livro de ficção e acha que assim que termina de escrever sua história, ela já está pronta para se desgarrar das veias do autor e saltitar para o mundo. Pensando nisso, convidei a Taissa Reis para escrever sobre o assunto e esclarecer essa questão.

Ao final do post, temos um sorteio especial para vocês. O resultado do sorteio já saiu! Veja no final do post.

Taissa Reis é tradutora, agente, produtora editorial, leitora crítica, organizadora (de livros e da vida dos outros) e blogueira. Ainda tem muito a aprender sobre a vida, mas hoje escreve para o Nem Um Pouco Épico e dá mais RT do que tweeta no @tassitassi.


Sem muita dificuldade, podemos encontrar pela internet aproximadamente 38.475.732.482 posts com as chamadas “dicas de escrita”, passando várias formas de como ser um escritor melhor, mostrando como organizar sua rotina para escrever e que geram a reflexão sobre você ser um planner ou um pantser.

Aí você lê todos eles, monta um cronograma de trabalho, cumpre com uns pulinhos aqui e ali e finalmente TERMINA O SEU LIVRO! \o/

E agora?

Depois de uma boa revisão, o que você pode fazer é procurar um parecerista ou um leitor crítico. Ele pode ser alguém que você conheça que vai ser completamente honesto sobre o seu livro ou um profissional de mercado. No primeiro caso, o leitor crítico é muito importante para encontrar erros de continuidade, identificar personagens que não estejam muito bem definidos ou com suas motivações confusas e observar elementos da história em geral. Já quando a pessoa que faz a leitura crítica é um profissional do mercado editorial, além de identificar os possíveis furos que o seu amigo honesto vai achar, ele também te diz se o seu livro tem espaço no mercado editorial e te dá dicas de como ele poderia se tornar mais atrativo.

O parecer literário é um documento que apresenta os pontos fortes e fracos da narrativa e do enredo, juntamente com uma análise detalhada do livro. O mais importante na hora de procurar um leitor crítico de mercado é saber a área de atuação dele. Quanto mais ligado ao gênero e público-alvo do seu livro, melhor. Assim essa pessoa terá um conhecimento maior do mercado ao qual seu livro se destina e poderá avaliá-lo com mais clareza e objetividade.
Se me colocarem para avaliar um romance contemporâneo erótico, eu vou saber avaliar a narrativa, identificar furos na trama, mas não vou saber dizer se ele é adequado para o mercado atual tanto quanto um leitor crítico que atue no semento de literatura erótica. Agora, se você colocar um YA de fantasia na minha mão, por exemplo, eu vou poder falar tanto da parte de texto quanto de mercado com profundidade.

Mesmo que você não vá escolher a publicação tradicional para o seu livro, a leitura crítica é muito importante porque ela também te faz pensar sobre o seu leitor, o que ele pode gostar ou não, se há muita reclamação sobre determinado aspecto de um personagem ou se você poderia retratar melhor uma situação. O Wattpad e outras plataformas de leitura online te proporcionam esse feedback parcial dos leitores, mas ter uma avaliação da obra completa também é essencial, principalmente se você for publicar em forma serializada, para que seu texto não tenha furos nem perca a coerência no decorrer da história.

“Eu fiquei lendo o mesmo parágrafo várias vezes por, tipo, onze minutos.” É isso que acontece quando você acha que dá para editar sozinho seu próprio texto.

Também é importante que você tenha mais de um parecer sobre o seu texto. Assim como a gente resolve pedir mais de uma opinião médica quando o assunto é importante, ter mais de uma visão do seu original é importantíssimo. Seu livro provavelmente não vai agradar todo mundo, então é legal ver que pontos agradam que tipo de leitor e ter mais de uma opinião sobre ele.

Na publicação tradicional, o editor costuma fazer essa leitura crítica do original, sugerindo mudanças que ajudem o seu livro a encontrar melhor seu público-alvo e formar uma rede de leitores para o seu trabalho. Isso não significa que você não deva procurar um leitor crítico antes de submeter seu original a uma editora, mas só reforça a ideia de que sempre há espaço para evolução em um texto e que o trabalho de ninguém consegue ser perfeito.
Ter uma pessoa de fora lendo o seu original de forma imparcial pode te ajudar tanto a lidar com o criticismo que inevitavelmente vai vir de seus leitores, por melhor que seja o seu livro, quanto a se afastar o suficiente dele para entender os pontos que você pode melhorar antes de submeter seu trabalho a um agente ou a uma editora.


Sorteio de duas leituras críticas de ficção

Como parte do espírito do Manifesto Irradiativo por mais diversidade na literatura nacional, combinamos com a Taissa de sortear duas leituras críticas, pois queremos levar esse serviço a quem precisa e nem sempre pode pagar por ele.

Isso mesmo, vamos sortear DUAS leituras críticas que a Taissa muito gentilmente ofereceu. Os textos podem ser de qualquer gênero literário e devem ter até 80 mil palavras cada.

Maravilha, quem pode participar?

Qualquer pessoa, desde que você não seja um homem branco cisgênero heterossexual.

Beleza, o que eu preciso fazer para participar?

É só clicar aqui para ir até a página do Rafflecopter, entrar com seus dados e tuitar a mensagem com o link do sorteio.

Atenção, a frase do tuíte do sorteio é: “O @irradiativo e a @tassitassi tão sorteando duas leituras críticas de ficção e eu quero ganhar uma!” + o link desse post. Não se esqueça de, depois de tuitar, pegar a url do seu tuíte e inserir no campo pedido. Assim, sua entrada no sorteio será validada.

Essa é a única ação obrigatória para participar do sorteio. Todas as outras são opcionais. Quanto mais pontos você acumular, maior é a sua chance de ganhar.

E quando sai o resultado?

O período de inscrições no sorteio começa hoje, dia 05/11, e vai até 23/11, quando anunciaremos os vencedores aqui no blog.

Boa sorte!

Saiu o resultado!

Os ganhadores são:

Enio Myrddin

Matheus Gaudard

Parabéns! Agora é só vocês entrarem em contato com a Taissa Reis por email sobre as leituras críticas. :)


Leia o Manifesto Irradiativo

Conheça a programação do Encontro Irradiativo no site do evento, que vai rolar dias 7 e 8 de Novembro na Biblioteca Viriato Corrêa, Vila Mariana/SP

facebook.com/manifestoirradiativo
twitter.com/irradiativo