Articulação entre Chefs e Agricultores (A.Ch.A), em prol do comércio justo, tem parceria da UFRRJ

Instituto Maniva
manivanet
Published in
4 min readMay 22, 2018

As Amigas do Maniva, Flavia Brito e Francine Xavier, criaram o projeto A.Ch.A que reúne agricultores, chefs e pesquisadores em iniciativa pioneira de comércio justo e solidário, com parceria acadêmico-produtiva.

Flavia conta abaixo um pouco sobre o projeto e sua relação com o Maniva.

Foto: Fernando Veloso Leão

“O PROJETO A.Ch.A. (Articulação de Chefs e Agricultores), articulado pela Cambucá Consultoria, acaba de ser assinado por 3 famílias de agricultores (SPG-ABIO Raiz Forte), 9 chefs de cozinha (Instituto Maniva), com apoio de docentes e residentes de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Tudo se iniciou em 2016 quando o professor Antonio Abboud do Departamento de Fitotecnia da UFRRJ e a pesquisadora Maria Luiza de Araujo da Pesagro-Rio organizaram junto ao Instituto Maniva a “I Degustação de tomates orgânicos da UFRRJ”. Foram apresentados aos ecochefs e demais participantes 35 variedades de tomates pertencentes a um banco genético de tomates que conta hoje com mais de 300 variedades. A proposta do professor era que os Ecochefs do Instituto Maniva, fundado e presidido pelo Chef Teresa Corção, provassem e selecionassem tomates deste banco para futura distribuição de sementes para agricultores familiares cultivarem.

Em 2017 foram realizados: um curso para agricultores sobre produção orgânica de tomates e uma apresentação sobre a metodologia de comercialização CSA (comunidade que suporta agricultura), coordenados pela prof. Anelise Dias com participação do Maniva, da Cambucá e residentes de agronomia.

Ainda em 2017 a Cambucá, Maniva e UFRRJ organizaram uma segunda degustação de tomates com apresentação do projeto e chamada de participação para os Chefs ligados ao Instituto Maniva.

Com interesse dos chefs, agricultores e o apoio da UFRRJ, as sócias da Cambucá e amigas do Maniva, Flavia Brito e Francine Xavier desenharam o projeto A.Ch.A., que privilegia a construção de laços de empatia e confiança, com todos os custos abertos, propondo uma nova maneira de fazer negócio.

A Cambucá faz a articulação e gestão da parceria acadêmico produtiva para o cultivo orgânico de oito variedades de tomates do banco genético que é de responsabilidade dos professores Antonio Abboud e Margarida Gorete do departamento de Fitotecnia da UFRRJ.

O projeto, inspirado na metodologia CSA, é financiado pelos Ecochefs e Chefs ligados ao Instituto Maniva: Teresa Corção (O Navegador); Roberta Ciasca (Miam Miam, Oui Oui, Petit e Brota); Rafa Costa e Silva (LASAI) Thomas Troisgros (Olympe e TT Burguer); Ciça Roxo (BROU), Claudia Vasconcellos (Buffet Claudia Vasconcellos e As Bentas); Francine Xavier (Cambucá Gastronomia) e Romano Fontanive (Gabbiano).

O projeto transfere o risco financeiro da produção dos agricultores para os Chefs. Por outro lado, eventuais excedentes de produção passam a ser dos chefs sem custo adicional.

Entre as metas deste projeto piloto estão: desenvolver mercado, prover assistência técnica e dar visibilidade para agricultores familiares orgânicos, viabilizar o cultivo, comércio e pesquisa de produtos singulares desenvolvidos a partir do banco genético da UFRRJ, oferecer aos chefs o acesso ao desenvolvimento de produtos em parceria com a universidade e agricultores familiares, com troca de saberes, dentro de uma proposta de comercio local, justo e transparente.

O planejamento da produção em parceria com os agricultores foi realizado pelos residentes do programa de extensão “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro”, Gabriel Mello e Lívia Bilheiro, sob coordenação das professoras Anelise Dias e Nidia Majerowicz e contou também com a participação dos técnicos da EMATER-Rio de Seropédica, Patricia Fernandes e Bárbara Moura. O Agrônomo Victor Borin ficará a cargo junto com os residentes e os professores Anelise e Abboud da assistência técnica à produção. A Cambucá e os residentes são responsáveis também pela elaboração de boletins técnicos e financeiros para todos os envolvidos.

Os agricultores familiares são: Flávio Lourenção & Maria Cristina Feitosa, Isabel Yamaguchi Xavier & Augusto Xavier e Felipe Latini de Oliveira & Priscilla Ruela, todos moradores de Seropédica, agricultores orgânicos há mais e 15 anos e membros do Grupo Raiz Forte do Sistema Participativo da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (SPG-ABIO).

Além da expectativa de colheita de aproximadamente 1 tonelada de tomates orgânicos, distribuídas entre a segunda quinzena de agosto e novembro de 2018, o A.Ch.A. contempla uma confraternização de lançamento no restaurante de um dos chefs do projeto no Rio de Janeiro com todos os envolvidos e três visitas de campo dos chefs aos agricultores (uma em cada propriedade).

Este projeto também sendo utilizado como Estudo de Caso/Pesquisa-Ação para a pesquisa do mestrado de Francine Xavier (sócia da Cambucá) sob orientação de Prof. Flavia de Souza Rocha no Programa de Práticas de Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ.

O A.Ch.A é uma parceria entre agricultores familiares, Chefs de cozinha, Cambucá Consultoria, Instituto Maniva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Emater-Rio Seropédica e Raquel Sarinho Consultoria Jurídica.

A ideia da parceria é aproximar os universos da ciência, produção e consumo, criando alianças para um mundo mais justo, saudável e sustentável para todos.”

Na foto, os participantes do lançamento do projeto. Agricultores e Chefs juntos em prol da comida de verdade!

--

--

Instituto Maniva
manivanet

O Instituto Maniva é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover a melhoria da qualidade alimentar das sociedades rural e urbana.