Eduardo Papke Rocha
mar da vida
Published in
2 min readSep 10, 2020

--

Gol do Bahia

A cerveja estupidamente gelada, o amendoim salgado posicionado estrategicamente e na TV um jogo do campeonato brasileiro prestes a começar, provavelmente de qualidade técnica duvidosa. Era mais uma quinta-feira rotineira na vida da família Simas.

De um lado do sofá, Seu Geraldo Simas, torcedor ferrenho do tricolor gaúcho; no meio, sua filha mais nova, que herdara a paixão pelo Grêmio desde pequena; E na outra ponta do sofá, o genro, igualmente gremista. Enquanto a bola não rola, ali são destiladas teses sobre a vacina da COVID-19, ou qual a lorota mais recente do excelentíssimo presidente da república. A vida em quarentena nunca foi tão monótona, mas a volta do futebol guardava pequenos lapsos de emoção a flor da pele. Bastava o soar do apito para que corações batessem em disparada.

-Hoje buscamos os três pontos e começamos nossa reação, Tito – emendou o sogro, assim que a bola rolou.

-Que assim seja, Seu Geraldo. A zona de rebaixamento é um atoleiro, quanto mais ficamos por lá, mais difícil fica de sair… – rebateu o genro, agoniado com o décimo sexto lugar do seu Grêmio.

-Se for pra começar assunto de rebaixamento, vou deixar os dois sozinhos – rebateu a filha de Seu Geraldo – poucas vezes sofri tanto na vida quanto aquela batalha dos aflitos…

O silêncio se apossou da sala. Ser rebaixado pela terceira vez era algo impensável, ainda que um temor sempre presente. O futebol brasileiro imita o país em que está alojado. Ou seja, sofre de administrações tresloucadas e investimentos dúbios, o tricolor dos pampas não foge à regra. O caso ISL, uma parceria que prometia render muitos títulos, levou o time direto para a segunda divisão.

-Rebaixamento não faz mais parte do dicionário gremista, minha filha! O Grêmio só precisa encaixar. Futebol é igual relacionamento, vive de altos e baixos. O segredo é não se desesperar quanto a fase é ruim. E não se empolgar demais quando tudo é um mar de rosas – disse Seu Geraldo, despejando em palavras todos seus anos de vigência.

Quando de repente… Gol do Bahia.

-Assim não dá! Nessa toada vamos parar na segunda divisão – esbravejou Seu Geraldo, o mesmo homem que há instantes serenamente tinha formulado uma tese sobre a má fase tricolor e de que tudo aquilo iria passar.

Mais uma quinta-feira normal na casa da família Simas.

--

--

Eduardo Papke Rocha
mar da vida

Mistura de mágica com alguns fragmentos da realidade! @rochaedu