A razão por trás dos escritórios legais das startups

Airbnb — San Francisco
É moda. É “cool”. Os arquitetos e jornalistas piram!

É assim que são vistos os escritórios das empresas de TI e Startups. Lugares legais, descolados, coloridos, com mesas de ping-pong e videogames. Hoje existem vários escritórios grandes e bonitos que abrigam esse tipo de empresa no Brasil, principalmente em São Paulo. Mas nem sempre as empresas entendem o porquê de se fazer isso, simplesmente o fazem porque o Google, o Facebook e o vale do silício faz. E isso, muitas vezes, não está conectado com a cultura da empresa e nem traz os resultados esperados pra isso.

O padrão

Muitas empresas já tem escritórios descolados, mas poucas conectam os pontos pra que ele seja realmente funcional e atenda os objetivos. O mais comum é haver discrepâncias básicas como: bom conforto, mas regalias do dia-a-dia num nível muito ruim (lanches, café, chá, etc.); ótimo equipamento, mas um lugar sem o espaço suficiente para as pessoas criarem; várias regalias que ninguém usa por conta do constrangimento (usar o ping-pong somente no almoço é não usar).

O ponto aqui é que não adianta somente a estrutura, você realmente tem que guiar essa construção de forma que isso se torne parte de sua cultura. Essa construção é constante, isso é um investimento em cultura, e ela está sempre evoluindo. Você tem muitos motivos pra evoluir e investir nisso.

Porque a empresa deve ter um escritório legal

Há dois motivos principais pra que os escritórios sejam lugares legais: a melhora na qualidade de vida e a melhora na produção do funcionário. Isso pode refletir em muitos pontos, dentre eles retenção e o ritmo produtivo.

Vamos aos porquês:

  1. A pessoa vai passar a maior parte do tempo na empresa. O que deve ser agradável se você visa produtividade e sustentabilidade.
  2. O salário geralmente é alto. O que gera pressão por resultados.
  3. O negócio está diretamente relacionado a um ambiente de inovação ou que requer rápida mudança. O que gera stress e perda de produtividade.
  4. O tipo de trabalho é criativo. Que não pode ser guiado por pressão.

Em um ambiente/setor/cidade altamente competitivo é fácil entender o seguinte:

  • Escritório e ambiente ruim proporciona baixa qualidade de vida;
  • Escritório e ambiente ruim proporciona um alto nível de perda de (boas) pessoas;
  • Escritório e ambiente ruim proporciona baixa produtividade.

Em empresas que consideram profissionais como "recursos" ou mercadorias, em geral, esse "problema" não existe. Mas quando o cenário é de inovação ou trabalho criativo não existe opção.

A Análise Racional de um Escritório Funcional

Jusbrasil — Salvador

Para desenvolver um escritório funcional com bons resultados não precisamos de muito dinheiro. Esse montante de investimento vai depender da empresa e do seu estágio, mas dá pra fazer muita coisa com um investimento razoável e ir evoluindo de acordo com a empresa.

A única coisa que na minha opinião é muito recomendável é começar simples e ir adicionando as regalias aos poucos. Assim você vai vendo os resultados e o time vai dando valor a todos os benefícios. Além disso, você vai entendendo a conexão deles aos resultados esperados.

Abaixo eu listo alguns dos mais importantes pontos a se considerar.

A Base

  • Notebook + Monitor
  • Cadeira

O primeiro ponto é o instrumento de trabalho. Pensar na combinação de um bom notebook (o remoto está aí) e um bom monitor é naturalmente o que vai gerar impacto direto na produtividade. Nada pior do que perder tempo todo dia por conta da lentidão do computador.

A cadeira é algo essencial também, a economia pode sair bem caro pro empregado e pra empresa, além de ser a coisa mais utilizada por todos.

O Ambiente

  • O espaço de trabalho
  • Sala de reunião
SoundCloud — Berlin
A diferença entre um ambiente que incentiva o foco e um que mal permite a concentração é determinante na execução de qualquer trabalho criativo.

Esse tipo de ambiente produtivo é resultado de um cultura de respeito com um lugar espaçoso e organizado. Salas de reunião bem projetadas, espaços pra debates e trabalho em conjunto, são muito importantes pra manter o ambiente principal dentro das regras pra otimização do foco/produção.

Não permita a "programação rosto a rosto", o compartilhamento de mouses, ou mesmo um desenvolvedor apoiar o seu pé no do seu colega de trabalho. São coisas chatas e que atrapalham a concentração. Eu já perdi as contas de quantos "flows" eu perdi porque alguém me chutou ou porque a cadeira do colega bateu em mim (e vice-versa).

No caso da mesa, acho que o que vale é manter as coisas organizadas, por perto e com espaço. Como bônus, disponibilize algumas mesas altas proporcionando o trabalho em pé (veja na imagem da Jusbrasil).

O ambiente também não pode ser constrangedor. Tipo a sala do chefe de vidro onde todos tem que passar na frente (chefe-porteiro). A divisão por equipes é algo que muitas vezes gera mais do que barreiras geográficas dentro da empresa.

O Combustível

  • Comida
  • Chá e Café
Asana — San Francisco

Quanto mais decisões difíceis, mais você gasta energia mental. Trabalho com fome ? você vai tomar decisões ruins (vai parar de pensar e usar o padrão). Então mesmo que um profissional não ache que precisa comer, ele deve fazer isso. Se não tem comida dentro da empresa, provavelmente a melhor opção é sair pra comer durante o horário de trabalho. Se quer otimizar aqui, tenha comida boa e saudável disponível.

Cara, tem tanto lugar bacana com máquinas de café horríveis ou aquelas máquinas de "snacks" que vende comida processada ruim. Isso pra mim é inacreditável hoje, o cara investe dezenas de milhares em pinturas, plantas, puffs, e não investe no combustível oficial. Pior é quando você ainda paga pelo cappuccino capenga porque você não tem opção.

Pra recarregar as energias/criatividade

  • Sala de descanso
  • Distrações (música, games, bilhar, ping-pong, cervejinha, etc.)
Predicta — São Paulo

Nem sempre você vai estar descansado ou inspirado. Nestes dias, um espaço pra recarregar as energias ou pra variar um pouco vai fazer a diferença.

Imagine esse lugar como um investimento certo, já que é normal isso acontecer 3 dias por mês com uma pessoa. Agora faça o cálculo numa empresa de 20 pessoas. Veja o quanto isso pode ajudar tanto na qualidade de vida, quanto na produtividade ou assertividade da empresa. Você sabe que é bem ruim trabalhar cansado, e as vezes 1 hora basta pra mudar um pouco essa sensação.

Aqui o principal problema é quando tudo isso existe, mas ninguém usa porque tem gente monitorando ou julgando. Por exemplo: "só pode usar depois de bater o ponto"; "só pode usar no almoço"; etc.

Você alinha comportamentos na contratação e na cultura, não implantando processos pra pessoas que não sabem trabalhar com autonomia.

Os líderes tem que dar exemplo, tem que usar também. Não só eles como a outra figura importante na empresa, o estagiário. Assim naturalmente as pessoas ficam confortáveis no uso.

Conectando tudo isso

  • Cultura
  • Transparência
GitHub — San Francisco

Se estiver montando um escritório legal se inspire em escritórios que foram concebidos claramente e propositalmente. A Jusbrasil por exemplo.

Quem tem escritórios com os problemas descritos, ainda dá tempo de corrigir. Devolva a máquina alugada de café e acabe com a venda de snacks no seu escritório. Invista e você verá o retorno na felicidade das pessoas e na sustentação da empresa. Faça um pouco de cada vez e de forma transparente. Conecte com o aspecto da sua cultura que você quer implantar ou melhorar. Por exemplo, se quer aumentar o foco do time, tente espaçar mais as pessoas, deixar mais silenciosa a área principal com regras. Se o seu time tiver cansado quase sempre, tente criar uma área de descompressão, coloque jogos, instrumentos musicais, etc. Permita que as pessoas a utilizem quando quiserem.


Se curtiu o texto, dá um clicada no ❤ para dar a ele mais força no Medium.

Eu escrevi um artigo sobre cultura que pode lhe ajudar.

Abaixo listo alguns livros que ajudam a você guiar a construção da cultura/lugar:

Quer ver mais escritórios, veja o Office Lovin. Foi daqui que eu peguei a maioria das imagens aqui disponibilizadas.