Ao meu filho que fez 5 anos

Marcelle Cerutti
Marcelle Cerutti
Published in
3 min readNov 1, 2022

Ontem a noite você me ligou e, pulando no sofá, pediu se podia começar a comemorar o aniversário porque lá já tinha brigadeiro e bolo e fazer 5 anos é muito legal!

Mas legal mesmo é você, meu menino que conta histórias infinitas, sempre gesticulando muito. Aos 3 você conversava com as plantas, mas hoje prefere falar mais com a Lua — ou com qualquer pessoa que a gente passe e dê bom dia. Não sei por quanto tempo você ainda vai achar legal que Lua se parece com Luca, mas espero que nunca pare de elaborar teorias na falta de respostas concretas às suas perguntas difíceis — e nunca deixe de me contar todas elas, eu adoro.

Saiba que eu te apoio no plano de libertar todos os pássaros das gaiolas penduradas nas lojas do bairro e que acredito quando você diz que vai ser o homem aranha de verdade quando crescer. Lembro disso quando te vejo procurando em qualquer lugar uma possibilidade pra se pendurar, escalar ou pular. Faz parte do treino, eu sei.

Eu acho bonito que você sempre quer dar um carinho nos animais que encontra e faz isso geralmente cerrando o maxilar como quem não se aguenta de fofura, sejam eles cachorros, vacas, coelhos ou gatos. Falando nisso, eu amo que você ainda pede pra brincar que você é um gatinho e eu cuido de você, mesmo que as vezes eu reclame porque você não me deixa sair do roteiro que você já criou e eu não gosto da parte que o gato só mia e não quer dormir.

Espero que você nunca deixe de achar legal correr na direção contrária das escadas rolantes, mesmo quando você for um cara com a tão sonhada barba. E que você continue inventando palavras e canções em novas línguas, que você chama todas de “inglês”. Eu só acho que tudo bem se eu quiser cantar com você.

Torço pra que você continue insistindo em falar as palavras do jeito que você quer, ou cantar as músicas do jeito que você quer, ou fazer as coisas do jeito que você quer. Vai ter muita gente nessa vida dizendo o que você deve fazer, como e quando, inclusive eu. Mas muitas dessas vezes serão coisas desimportantes e que vão fazer você se afastar da sua verdade bonita. Te desejo sabedoria pra saber quando ouvir quem.

Quando você for dormir, espero que você peça por um bom tempo pra eu por a mão do ladinho. Não sei se você sabe, mas eu ainda me pego te olhando dormindo e tentando entender como você já morou dentro de mim. Esse é pra mim um dos maiores mistérios e mais bonitos dessa vida.
O amor é uma coisa linda de acreditar mesmo e é uma honra poder caminhar com você.

Feliz vida, meu amor! Te celebro todo dia!

Foto: Marcelle Cerutti

--

--