O dia que uma mãe não deu conta de tudo, de novo.

Marcelle Cerutti
Marcelle Cerutti
Published in
2 min readDec 31, 2019

Texto Manifesto sem romance nenhum escrito sobre uma faceta da maternidade de verdade.

Dia das Mães tá aí chovendo mensagem bonita, falando de quão fantástica é essa experiência e quão grande é esse amor. Mas não é de sorrisos que a maternidade é feita, então falemos sobre o outro lado que é tão real quanto.

Photo by Mitchell Gaiser

To deitada no sofá. Tem uma pia de louça esperando pra eu lavar, lixo pra eu levar. Uma maquinada de roupa esperando eu esfregar, outra pendurar, outra pra dobrar. Tem tênis molhado esperando pra eu secar, outro sujo esperando pra eu lavar.

Na geladeira tem comida esperando eu cozinhar, tem lista de mercado esperando eu terminar. Tem esse sofá manchado esperando eu esfregar.

Na sala tem uma bicicleta, num chão que tá esperando ser varrido. Tem planta pra regar, cama pra arrumar, caixa de remédio pra organizar.

Tem mochila pra esvaziar, agenda pra responder, livro que veio da escola lá na sexta pra ler. Tem mamadeira espalhada pela casa esperando eu esterilizada e tem brinquedo por todos os lados esperando eu achar.

Aqui do meu lado tem uma unha pra fazer, cabelo pra cortar, pêlo pra tirar. Tem filme pra ver, peça pra assistir, música pra ouvir, show pra curtir, amigos pra ver. Tem playlist pra montar, texto pra estudar, WhatsApp pra responder, e-mail atrasado, conta, boleto pra pagar. E eu to deitada no sofá.

Mais tarde vai ter barriga pra alimentar, banho pra dar, fralda pra trocar, dente pra escovar, orelha pra limpar, um pé pra eu beijar, um pescoço cheiroso pra eu eu beijar. Vai ter criança feliz pra brincar, música pra cantar, dançar. Não posso esquecer dos limites pra dar.

Mais tarde ainda vai ter trabalho pra trabalhar.

Meu filho dorme e to deitada no sofá.

Eu sei que não vou dar conta de tudo hoje, assim como não dei ontem, nem anteontem, nem essa semana, nem nunca. Talvez por essa certeza que eu nem começo a me mexer e fico aqui, deitada no sofá.

Certeza absoluta que esse negócio de criar filho é coisa pra mais que uma pessoa, talvez uma vila toda mesmo.

#maternidade #guerreiradesofa
#maesolo #maternidadereal #ittakesavillage

--

--

Marcelle Cerutti
Marcelle Cerutti

Atriz, mãe e fotógrafa. Não necessariamente nesse ordem. @marcellecerutti @projetocarademae @marcellecerutti.fotografia