Como instalar o WSL 2 no Windows 10

Subsistema Windows para Linux

Aqui entra o WSL (Subsistema Windows para Linux)!

Como já trabalho com Linux — na forma de workstation — a um bom tempo, me senti confiante para testá-lo na forma de servidor.

Agora consigo desfrutar do melhor dos dois mundos.

Instalação do WSL

Recomento fortemente que o Windows esteja 100% atualizado, mesmo que não hajam exigências de requisitos prévios para o WSL em sua versão 1.

Passo 1 — Habilitar o Subsistema do Windows para Linux

Antes de instalar qualquer distribuição do Linux no Windows, precisamos primeiro habilitar o recurso opcional “Subsistema do Windows para Linux”.

dism.exe /online /enable-feature /featurename:Microsoft-Windows-Subsystem-Linux /all /norestart

Para atualizarmos para o WSL 2, precisamos estar executando o Windows 10 na versão 1903 ou superior, com o Build 18362 ou superior.

Também é importantíssimo habilitar o recurso de virtualização na Bios (Intel virtualization technology). Caso contrário o WSL 2 não poderá ser utilizado.

Passo 2 — Habilitar o recurso de Máquina Virtual

Antes de instalar o WSL 2, precisamos habilitar o recurso opcional Plataforma de Máquina Virtual. Nosso computador exigirá funcionalidades de virtualização para usar esse recurso.

dism.exe /online /enable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform /all /norestart

Passo 3— Baixar o pacote de atualização do kernel do Linux

Clique neste link para fazer o download do pacote de atualização do kernel do Linux do WSL 2 para computadores x64. Execute o pacote de atualização baixado e finalize a instalação.

Passo 4 — Definir o WSL 2 como a sua versão padrão

Abra o PowerShell e execute este comando para definir o WSL 2 como a versão padrão ao instalar uma nova distribuição do Linux:

wsl --set-default-version 2

Passo 5 — Instalar a distribuição do Linux de sua escolha

Abra a Microsoft Store e escolha sua distribuição do Linux favorita; realize a instalação e após finalizada, inicie sua distribuição pelo menu iniciar.

Passo 6 — Configurações padrão

Na primeira vez que você iniciar uma distribuição do Linux recém-instalada, uma janela de console será aberta e será solicitado que você aguarde um ou dois minutos para que os arquivos sejam descompactados e armazenados em seu PC. Todas as futuras inicializações deverão levar menos de um segundo.

Tudo finalizado!!!

Apaixonado por Desenvolvimento Web, sempre aprendendo algo novo em PHP, Javascript, HTML e CSS. Ah…e lutando para estruturar corretamente meus bancos de dados!

Conteúdos e tutoriais sobre Desenvolvimento Web e configuração de ambiente para desenvolvimento com muitos toques para usuários Linux!