Mudei de casa 2 vezes em menos de um ano

Marcos Aquino
Marcos Aquino
Published in
3 min readFeb 21, 2022

Mudar de casa pode ser um dos momentos mais estressantes da sua vida, fonte: voz da minha cabeça. (Mas tenho quase certeza estudos comprovam isso).

Em 2021, eu e minha esposa nos encontrávamos em uma situação delicada com a chegada do nosso filho. Divididos entre aceitar o acolhimento de nossos pais e ter nosso próprio canto, optamos pela segunda opção, ter nosso lar, essa foi nossa primeira mudança.

A maior dificuldade da primeira mudança, na nossa experiência, foi emocional. Não é fácil sair do ambiente de conforto e denominado como Lar base (nossa família), principalmente sendo pais de primeira viagem com um bebê de 2 meses no colo.

Preocupados em construir um ambiente seguro e confortável, focamos em coisas simples e acabamos em um pequeno apartamento de aproximadamente 40m² (Era bem menos que isso), que coubesse no bolso. Com poucos bens, a mudança aconteceu em um fim de semana, alguns moveis chegaram posteriormente.

Meses depois sentimos algumas dificuldades, mesmo adaptados ao local. Por ser um apartamento desprovido de sol e ventilação, nossa família bugada de rinite , principalmente nosso baby, sofreu com problemas respiratórios, nos levando a repensar nossa prioridade familiar, até então financeiro, para SAÚDE. E novamente chegamos a conclusão, vamos mudar…

Na segunda vez era mais fácil… pensei — “vamos contratar um caminhão e carregadores”, até então não tínhamos nos livrado da maioria de nossas posses e tínhamos adquirido bem mais coisas do que tínhamos no inicio. Eu estava totalmente errado…

Chegando a data da mudança, os gatilhos de stress foram aparecendo, a possibilidade de danificar os moveis na mudança, lidar com a transição de apartamentos — preparar o novo apartamento para nos receber ao mesmo tempo preparar o anterior para devolver ao dono. Vida de inquilino não é fácil.

O Bônus negativo de tudo isso é que a mudança foi abrupta, por não ser planejada, foi no meio do contrato, ou seja, rescisão… multa…manutenção etc…

Mas independente disso, eu entendi que é sempre interessante se mover. Você encontra coisas antigas e mofadas que você nunca soube que tinha, espreitando nas regiões mais escuras de seus armários. Você descobre que nunca moveu sua geladeira desde que chegou em sua casa, haha. Você aprende que quando você tem que mover tudo o que você possui, de repente percebe que você não precisa possuir tanto assim…

É uma nova chance de reorganizar sua casa.

Eu certamente senti que o estresse poderia vir e veio, mas consegui transformar essa pressão em um zumbido para que eu pudesse desfrutar da excitação da mudança e novos começos. No final, mudar de casa foi uma maneira divertida de mudar a direção, mudar nossas vidas.

Hoje moro perto de amigos(as) e pessoas importantes para mim, além de estar mais próximo do trabalho. Essa mudança, apesar de desafiadora, foi importante para o nosso bem estar pessoal e familiar!

Aprendizados:

1. Organize-se com antecedência. Se você deixar tudo até o último minuto será estressante.

2. Comece a vender itens não essenciais três meses antes de sair. Tive que tentar fazer isso em um mês. Coisas que você não usa muito, especialmente se você tem filhos. Você vai descobrir que há muitas coisas que você pode descarregar dois ou três meses antes de sua mudança. Coisas como brinquedos, ferramentas, equipamentos de cozinha, muitas roupas e tudo que está quebrado.

3. Organize seus pertences pessoais e papelada. Obtenha uma pasta para documentos essenciais, como passaportes, certidões de nascimento e outras certidões e mantenha-os todos juntos.

4. Embalagens. Você pode começar a empacotar as coisas antes da mudança. Compre um grande rolo de plástico bolha, fita adesiva, cantos de papelão, em seguida, embalar algumas coisas todas as noites ou tudo em um fim de semana.

Bom, esse é meu relato de experiência kk, espero que você tenha gostado!

--

--