3 livros para quem quer escrever boas histórias
Na minha concepção, um bom escritor está sempre aberto a se aprofundar no mundo da ficção, constantemente tentando escrever uma página melhor do que a do dia anterior.
E para ajudar nessa empreitada maravilhosa da escrita, em pleno dia do escritor, resolvi indicar 3 livros que uma vez me recomendaram e eu amei! No entanto, antes de passar essas dicas, é importante lembrar:
Escrever bem não tem uma fórmula
Sério: se guie pelas experiências de outros escritores, aprenda lendo, esteja aberto a dicas e técnicas, mas lembre que você é o autor do seu livro e não precisa seguir a receita de ninguém!
Aprenda, inove e crie.
Você é o autor do seu livro e não precisa seguir a receita de ninguém: aprenda, inove e crie.
Dito isso vamos ao que interessa:
3 livros de escrita para se ter na estante!
Para ler como um escritor- Francine Prose
Francine Prose nos leva fácil em suas análises e, quando acabamos o livro, descobrimos que aprendemos a ler com mais criticidade. Começamos a perceber elementos nas narrativas que teriam passado despercebidos a principio, e o nosso olhar torna-se aguçado.
Esse livro foi indicação de um escritor e narrador fantástico amigo meu: Elsen Pontual. Ele chegou a me dar umas duas aulas de escrita, mas, infelizmente, a vida nos fez cancelar os estudos. No entanto, a indicação do livro ficou e eu a passo adiante!
Sinopse retirada do site Submarino:
É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa em busca do segredo do escrever bem. De cada um extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados! E mais: A edição brasileira conta com acréscimos de Italo Moriconi, que analisa a obra de mestres como Drummond, Machado e Graciliano. Duas listas de livros para você ler imediatamente, preparadas por Francine Prose, com escritores estrangeiros, e Italo Moriconi, com autores nacionais. Best-seller e Livro Notável de 2007 do New York Times. “Esse guia para a leitura e a escrita deve ter um lugar na estante de todo escritor…” — Publishers Weekly “Para ler como um escritor proporciona uma espécie de viagem visceral por obras-primas da literatura. Tem tudo de manual, de guia, de livro-texto orientado para quem está na posição de escritor aprendiz ou iniciante, assim como para quem deseja perceber a literatura com os olhos livres do escritor e não com as lentes grossas do intelectual ou do ideólogo acadêmico”. — Da apresentação de Italo Moriconi
A Arte da Pontuação
Esse livo foi indicação do escritor e, fico muito honrada em afirmar, meu professor Steffani Marion. Bastou ele falar uma vez sobre o livro e fui correndo comprar!
Essa obra nos ajuda a pontuar melhor nossas narrativas, indo além da gramática. Com ela aprendemos o poder que esses símbolos maravilhosos têm em nossas histórias e seus usos essenciais.
Sinopse retirada do site Submarino:
A pontuação pode ser vista muitas vezes apenas como os sinais de pausa em um texto. No entanto, a função desses pontos, linhas e curvas são mais do que simples marcações. Nesta obra, o autor apresenta maneiras de utilizar estes sinais a partir de seus usos considerados essenciais;
Os segredos da ficção
Esse livro eu ainda estou lendo, mas já recomendo porque é muito bom! Raimundo Carrero, um escritor mais do que reconhecido, nos oferece uma base, um caminho, para colocarmos nossas narrativas no papel. Vale muito a leitura.
Sinopse retirada da Amazon:
“Os Segredos da Ficção” é um convite irresistível à criatividade. O autor mostra neste livro estimulante que a literatura está ao alcance de todos àqueles que tem o impulso de cria-la e também a perseverança de trabalhar duro para transformar suas idéias em contos novelas e romances. Se não há receitas para a boa literatura existem sim caminhos para chegar a ela. E é nestas trilhas que o autor guia o leitor falando diretamente a ele com a ajuda de ilustres gênios de diversos estilos e épocas que têm em comum a disciplina e o rigor na criação de seus universos ficcionais.