5 dicas de comunicação para escritores

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
3 min readFeb 27, 2020
Photo by Mel Poole on Unsplash

Publicou seu livro e não sabe como começar a divulgar? Sem desespero! Preparei 5 dicas para você iniciar uma rede de leitores e criar sua imagem pública.

Vamos lá?

Confira as cinco dicas para dar start na sua comunicação como autor:

1- Crie uma frequência de postagens nas suas redes sociais.

Não gosta muito de Instagram, Facebook e Twitter? Pois é hora de deixar de lado a timidez e abrir seus horizontes: as redes sociais vieram para ficar e seu público leitor está nela. Então escolha a sua rede e crie conteúdo nela, sobre você como autor, sobre seus livros publicados, seus lançamentos e textos.

Lembre-se de procurar qual é a melhor rede para você, em qual delas está o seu público. O Instagram, por exemplo, tem se mostrado eficiente para adolescentes e jovens adultos. Já o Facebook está famoso por aglomerar um público acima dos 30 anos.

Estabeleça dias fixos para postar, analise pelos gráficos das ferramentas qual o dia e a hora em que as pessoas mais acessam seu perfil e não fique com preguiça de postar.

2- Blogueiros são seus aliados.

Invista em enviar alguns exemplares para alguns blogs em troca de resenha. Parcerias ajudam você a ficar conhecido e ser lido. Existem vários blogs na internet dispostos a fazer textos sobre o seu livro (inclusive eu!).

Mas atenção: procure blogueiros que façam o seu perfil. Nada de mandar uma comédia romântica para um blogueiro que só escreve sobre livros de terror. O seu público não vai estar lá e o retorno será pouco. Estude seus parceiros, veja quem lhe apoia e quem você pode apoiar também. Parcerias são trocas.

3- Faça um site ou blog.

Basicamente tenha uma página na internet. Um local, uma casa, para chamar de seu lar virtual como escritor, onde residam todas as informações possíveis sobre você e seu trabalho para o público.

Ter uma página de referência lhe ajuda a ser encontrado mais fácil, além disso, também facilita na hora que quiser divulgar o seu trabalho: passe somente um link.

4- Vai ter lançamento? Fale com o jornal da sua cidade.

O mais correto é você, autor, contratar um assessor de imprensa (também faço esse serviço), porque esse profissional entende como falar com a grande mídia. Mas na falta de um assessor, monte um kit do seu livro contendo sinopse e dados de onde será o seu lançamento, depois ligue para os jornais perguntando se as redações dos cadernos de cultura e entretenimento têm algum interesse em divulgar seu trabalho.

É mais fácil em cidades pequenas e mais difícil nas grandes. Porém, com esforço, você consegue divulgar sua obra na grande mídia também.

5- Lembre de registrar suas divulgações e enviar para a editora

Conseguiu sair em um jornal? Deu uma entrevista? Saiu uma crítica ou resenha do seu livro? Além de fazer questão de colocar nas suas redes sociais, lembre também de enviar para a equipe de marketing da sua editora.

A verdade é que editoras precisam dar atenção a vários livros ao mesmo tempo e por isso não vai ficar de olho em um autor específico. Lembre a eles que você existe, que sua obra aparece, e requisite que divulguem suas vitórias. Afinal, o público deles também pode ser seu.

Por último, lembre que comunicação é uma via de mão dupla: ofereça conteúdo de qualidade ao seu público e interaja com ele. Estabeleça relações e diálogos, se comunique.

Comece a estudar sobre como divulgar seus livros! Existem profissionais que podem lhe ajudar também, confira os serviços desse blog.

--

--