(Crítica) O Dever e a Paixão

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
3 min readMay 4, 2020

Fácil de ler e envolvente, terminei a leitura de "O Dever e a Paixão" em menos de 2 dias. O livro de Gilmara Machado realmente segura o leitor.

A primeira parte do livro é muito boa: a protagonista cativa e seu parceiro também. O desenrolar é uma delícia, e, apesar de alguns machismos (infelizmente comuns a época em que o livro se passa), você é rapidamente cativado pelo casal, que vai lhe envolvendo e se torna impossível não torcer a favor.

Ah e tem uma reviravolta ótima, aplaudi a coragem da autora e ao mesmo tempo chorei por sua decisão. Não vou dar spoilers, mas foi uma reviravolta realmente incomum para esse gênero.

Apesar da leitura leve, agradável e da surpresa, também há pontos negativos no livro de Gilmara: do meio para o final, me decepcionei com o desenrolar. Um dos personagens que recebe destaque nessa segunda parte, se mostra um babaca, pelo menos para essa leitora, conquistando a mocinha através de artimanhas que me levam a achar que ele não tem respeito por ela.

A mocinha também se mostra confusa e inconsistente. Por um lado, decide algo, e depois parece inventar motivos para não ser feliz, passando a impressão que a autora só tentou estender a história.

Também senti falta de mais referências ao Brasil, já que foi ambientado por aqui, queria um pouco mais de nossas diferenças para a cultura inglesa. O livro parece se passar lá e não no nosso país, o que não seria um problema: ambiente na Inglaterra então, e não no Brasil ou nos mostre o que há de diferente por aqui.

Além disso, há muitos erros de digitação, pelo menos, no arquivo que recebi. Nada que interfira demais na leitura e que uma revisão não resolva.

Enfim, a escrita é realmente envolvente e gostei da leitura, mesmo que no meio para o fim não tenha me agradado. Quero ler outros livros da autora.

Sobre a capa e a diagramação.

A capa é simples, bastante comum ao gênero. Acho que algo mais bonito poderia ser feito, mas cumpre o seu objetivo e atrai seu público. Recebi o e-book da autora e, como e-book, a diagramação é bem limpa e boa para a leitura, mas sem grandes detalhes.

Em defesa da autora, ela me informou que fez tudo sozinha, inclusive a revisão. Realmente é muita coisa.

Sinopse:

Seguindo um costume infeliz de sua família a jovem Manoela se casará em breve com seu primo Francisco, futuro marquês de Queluz, a quem ela conhece desde sempre e nutre uma grande amizade. Ambos estão conformados com seu destino até que um dia Francisco conhece a doce senhorita Cecília e Manoela passa a ser admirada pelo atrevido Matheus, futuro conde de Piratini. Será que um casamento arranjado poderá se tornar um relacionamento feliz depois que ambos tiveram seus corações tocados por outras pessoas ou os sentimentos nunca serão esquecidos? Amor, amizade, dor e recomeço se entrelaçam e tecem a história de Manoela dividida entre o dever com a família e a paixão despertada por um desconhecido.

--

--