Escrevo gêneros diferentes: como faço para fidelizar meu público?

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
2 min readMay 24, 2020
Escrevo gêneros diferentes: como faço para fidelizar meu público?
by Christin Hume on Unsplash

Como escritora e comunicóloga me fiz logo essa pergunta: como conseguiria chegar no meu público alvo, se eu não escrevo somente um gênero literário? Eu deveria me limitar a um gênero então e esquecer as várias histórias que saltam na minha cabeça, mas destoam dele?

Não.

Só não.

Não tem problema você ser um escritor que tem um gênero específico, longe disso, provavelmente será bem mais fácil fidelizar seus leitores.

Mas, para quem como eu, que volta e meia gosta de se aventurar em caminhos diferentes e pensa que boas histórias devem sempre ser contadas, o percurso pode ser mais difícil… mas não impossível.

Nisso, comecei a projetar como deveria agir com meu marketing pessoal e montei algumas diretrizes que podem lhe ajudar também:

➡️- Encontrar padrões.Tenho diferentes públicos, certo, preciso criar conteúdos que os unifiquem. Então escrevo para leitores e autores de uma mesma faixa etária nas redes, por exemplo.

Se pergunte: quais os pontos em comum dos meus públicos alvos? Idade, gênero?

➡️- Por vezes um leitor lê mais que um gênero e preciso ter isso em mente.

➡️- Parceiros que atinjam esses públicos. O que começou com parcerias mais tímidas, para testar, logo virou mais profissional. Agora faço parcerias pensando nos públicos delas: mandar o livro certo para a parceria certa, é essencial.

Por último, fui pesquisar sobre o assunto, porque, apesar da bagagem que carrego, precisamos sempre ter em vista que não sabemos tudo sobre tudo e podemos aprender mais.

Acabei encontrando boas dicas no “Escritor Publicado” que trata sobre branding para escritores. A que mais gostei foi sobre estilo: todo escritor desenvolve um estilo, e quanto mais desenvolvido, mesmo passeando entre gêneros, encontramos padrões neles. Como tipo de personagens, voz no texto, um tema que apareça mais que outro… enfim.

Encontrar esses padrões nos ajudam a descobrir quem é o nosso público e nos consolidar como escritores.

Gostou das discas? Então leia também:

5 dicas de comunicação para escritores

Como criar uma rotina de escrita?

3 razões para escritores investirem em comunicação

--

--