3 razões para escritores investirem em comunicação

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
2 min readNov 8, 2019

O autor termina o livro, consegue publicar e agora é só esperar o retorno dos leitores, certo? ERRADO. Se você é um escritor iniciante, provavelmente já se iludiu com essa perspectiva. Mas com um pouco mais de vivência dentro do mundo editorial, logo vai perceber que o trabalho do escritor vai bem além da escrita: é preciso se divulgar.

Por isso, seguem 3 razões pelas quais seria bom você investir em comunicação:

Photo by Thought Catalog on Unsplash
  1. Morte após o lançamento

Sem a divulgação, o livro provavelmente morrerá após o lançamento, pois sem aparecer, como os novos leitores chegarão até você em meio a tantos livros? E não espere que a editora fique com todo o trabalho de marketing: isso não vai acontecer. Afinal, ela pode ajudar sim no início (se for uma boa editora), mas existem muitos autores nos catálogos. Por isso, no geral, as divulgações serão bem impessoais e poucas, afinal, são muitos livros para ela vender.

Ou seja, autor, você tem de se virar nos 30 para divulgar o seu trabalho.

2. Uma comunicação pessoal faz de VOCÊ e sua OBRA os protagonistas

Se ficar esperando apenas a editora, você dificilmente vai ser a estrela do seu show. O ideal, é que o escritor se faça presente dentro desse céu de livros. Para isso existem divulgações onlines (redes sociais, sites, blogs) e offlines (jornais, revistas, TV , Rádio), é preciso se inserir nesses meios. Ter uma página na internet como autor, por exemplo, pode lhe ajudar a centralizar as informações sobre você e seus livros, para assim reunir leitores em uma plataforma.

3. Feedbacks mais frequentes

Com o aumento da divulgação, novos leitores são atingidos e, portanto, existem os retornos das pessoas sobre a sua escrita. E convenhamos: escritores desejam ser lidos. Além disso, você consegue uma imagem pública e ganha autoridade como escritor.

Já está convencido? Então comece a estudar sobre como divulgar seus livros! Existem profissionais que podem lhe ajudar também, confira os serviços desse blog.

--

--