Serviços que todo escritor deveria buscar antes de publicar um livro

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
3 min readJun 27, 2020
Foto do Unsplash

Um original precisa passar por muitas etapas antes de virar um livro e, em todas elas, o escritor pode contar com profissionais do meio para trazer a tona o melhor de seu texto. Pensando nisso, separei alguns serviços que são úteis ao escritor:

Serviços que todo escritor deveria buscar antes de publicar um livro:

Leitura Beta- Durante a sua escrita, sabe aquele amigo que ama ler? Ou mesmo os profissionais beta de sites como o NyahFanfiction? São pessoas que se dispõem a ler seu livro e opinar sobre ele. É preciso, inclusive, uma relação de confiança e um pacto de sinceridade: o leitor beta deve dizer o que não está gostando, para você ter outro ponto de vista. O meu é meu amigo Edmilton Azevedo.

Leitura Crítica e Edição- Um profissional do livro, que irá ler todo o seu texto avaliando técnicas, formas de melhorá-lo, pontos fortes e fracos e entregar um parecer. A ideia, para esse profissional, é elevar a qualidade do seu original ao máximo. Juliana Cordeiro do instagram @umaamarela está fazendo a leitura crítica do meu novo romance, por exemplo, nos formamos juntas em jornalismo e ambas estudamos escrita criativa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Book Proposal- Esse profissional irá fazer uma apresentação detalhada de seu livro e seus, pontos fortes e o que você tem a oferecer para editoras. Com essa apresentação, é mais fácil conseguir que um editor leia seu livro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Leitura Sensível — Trabalha temas delicados, que possam expressar preconceitos ou mesmo com personagens de uma realidade social diferente que a sua? Então contrate alguém que leia seu original e diga se está tudo certo, que você não ofendeu sem querer nenhum segmento. O ideal é você encontrar um leitor sensível que trabalhe diretamente com o segmento. Priscila do instagram @priscilasaatmam trabalha com a vivência PcD, por exemplo.

Revisão Gramatical e de Coesão e Coerência- Pelo amor de Deus, não publique um livro sem essa revisão. As editoras costumam oferecer, mas, pessoalmente, sempre contrato alguém antes.

Inclusive, eu ofereço leitura crítica e book proposal. Estudei bastante para fazer esses trabalhos, já fiz cursos de escrita e hoje estou terminando minhas pós em escrita criativa, então fico feliz em poder ajudar outros escritores.

Claro que isso não me exime de contratar profissionais para trabalharem comigo: olhares diferente são essenciais, afinal, muitas vezes os nossos olhos ficam viciados no texto que escrevemos e não percebemos as falhas.

Gostou da dica? Farei outros posts sobre cada um dos serviços em separado, destrinchando para vocês!

Gostou? Leia também:

Escrevo gêneros diferentes: como faço para fidelizar meu público?

3 razões para escritores investirem em comunicação

--

--