Os dados das redes sociais a favor da sua marca

Com todas as mudanças em algoritmos das redes sociais e dos sites de buscas, nunca na história dessa indústria vital ouvimos tanto falar de métricas e monitoramento como agora.

Mariana
marianauui
4 min readNov 10, 2016

--

Mas afinal, o que são métricas? Basicamente, são formas de medir o desempenho da sua marca/site/negócio/sejaláoquevocêfazdavida e etc. Por exemplo, em um site de e-commerce, o número de usuários que concluiu ou não uma compra é talvez a principal métrica a ser avaliada, assim como o caminho que ele fez no site até chegar nesta etapa. Já no monitoramento de marcas, temos como uma das principais métricas a saúde da marca- você vai entender isso em breve- e o desempenho das atividades de relacionamento do público com ela, seja o número do aumento ou a diminuição do número de likes ou a quantidade de RT que o tweet gerou. Vale dizer que cada projeto tem diferentes métricas e avaliá-las logo de início é fundamental!

Bem, se com essa introdução breve a esse maravilhoso mundo você ainda está se perguntando porque o Monitoramento e as Métricas devem fazer parte da rotina da sua marca, a dica é ficar atento aos insights abaixo e correr atrás do prejuízo:

Site BI

→ Se a sua meta é: “VENDER! VENDER! VENDER!”, como você vai alcançar isso sem conhecer seu consumidores? O Business Inteligence, a.k.a. BI, te permite conhecer hábitos comportamentais desses caras no seu site! E o que muda na sua vida? Muda que você começará a entender o que deve entregar e quando deve entregar isso para eles.

Sentimentos nas redes

→ Lembra da saúde da marca? É aqui que ela entra!
Os entendidos da área já são velhos conhecidos desses 3 sentimentos: positivo, negativo e neutro. É desse jeitinho que você vai entender o que seus clientes estão falando da sua marca nas redes e o quanto estão falando. Aqui é onde acontece o casamento perfeito das métricas e do monitoramento! Um acompanha o outro e juntos eles entregam resultados que podem ajudar a gerar novos insights e soluções de problemas antes deles se tornarem uma bola de neve gigante.

Gestão e planejamento on e off

→ Sim! No ambiente online é mais do que possível gerar boas, ótimas, maravilhosas estratégias para o ambiente offline. Estamos em uma época de consumidores considerados omni channel, fazendo diferentes caminhos até chegar a decisão final de realizar a compra, se você sabe como eles se comportam e o que eles esperam da sua marca… Work it, bitch!

Geolocalização

→ Sua marca tem muitas lojas por aí? Com esse recurso você pode entregar ao seu cliente a facilidade de te encontrar onde ele estiver. Agora não espere ter sempre a certeza de que seu cliente estará naquele X do mapa, ok? Esse recurso pode te entregar localizações não tão exatas assim se esse for o seu objetivo.

Crises

→ Com certeza a maior utilidade das métricas e do monitoramento é a identificação de crises! Acompanhando os relatórios gerados pelos dados coletados é possível sim prever quando um problemão vai acontecer e prevenir no lugar de remediar.

Mas agora não pense que qualquer um pode fazer tudo isso ou que esse “casório” é a solução para todos seus problemas e a certeza do sucesso absoluto. O ideal é contratar profissionais que saibam como lidar com todos esses dados e que desenvolvam grandes ações para sua marca. Ai cabe a você procurar a melhor agência de publicidade digital que te entenda e que atenda suas necessidades ;)

Mariana Alencar Silva — 06/05/2015 [Publicitária, deusa, louca, feiticeira. Ela é demais.]

P.s.: Agradecimento mais do que especial ao Nerd do monitoramento, o meu querido amigo Diego Betioli o/ Obregada pelas dicas, xovém!

--

--

Mariana
marianauui

Publicitária, deusa, louca, feiticeira. Ela é demais.