Mulheres no foco

Mônica Wanderley
Marie Curie News
Published in
5 min readApr 12, 2019

Fotógrafas que valem a pena conhecer

“A fotografia nos ajuda a ver”. A frase, dita pela fotógrafa Berenice Abbott, resume de uma forma muito acertada o valor que esse tipo de arte tem sobre a humanidade. Com a ajuda dos retratos feitos ao longo dos anos, é possível ter contato com diferentes momentos da história, conhecer paisagens que nem sabíamos que existiam ou mesmo descobrir outras faces do Brasil em que vivemos.

Por ser uma profissão que exige diversas viagens e estadias em lugares remotos (e até perigosos) quase sempre foram homens a comandar o universo das lentes. Mas agora, tanto por conta do maior protagonismo feminino como pelas possibilidades abertas pela tecnologia, não são poucas as mulheres que colocam uma câmera nas costas (ou no bolso) e saem para explorar o mundo.

Para celebrar esse novo olhar em uma arte que atravessa fronteiras, trouxemos nesta edição perfis de mulheres que fazem diferentes usos da fotografia, seja para trabalhos artísticos, seja para coberturas mais factuais. A ideia é mostrar como o registro feito no momento correto pode abrir olhares (e oportunidades) tanto no presente como no futuro:

Uma das pioneiras e mais influentes artistas contemporâneas, Cindy Sherman voltou por mais de 30 anos seu olhar para dentro. Em sua mais famosa série de autorretratos, Sherman capturou a si mesma em diversas personas, cenários e contextos diferentes. Para criar essas imagens, ela atuava como fotógrafa, modelo, maquiadora e estilista. Seu trabalho conceitual prova que é possível fazer selfies que vão além do trivial, mesmo antes do próprio termo “selfie” existir. A norte-americana também dirigiu filmes e escreveu diversos livros sobre fotografia.

Circulando entre Bahia e São Paulo, Liz Dórea dá um olhar especial para cores, corpos e paisagens que muitas vezes passariam facilmente despercebidas pela nossa vista. Vale olhar seu feed desde o início para perceber como a profissional foi modificando o uso das cores com o tempo.

Natalie Naccache é britânica com ascendência libanesa e atualmente mora em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Suas fotos, cheias de luz e movimento, dão uma amostra de uma cultura que, mesmo sendo bem diferente da nossa em diversos aspectos, possui semelhanças suficientes para que consigamos nos reconhecer em algumas situações.

Com mais de 35 anos de profissão, Ana Carolina Fernandes é fotojornalista e já trabalhou para veículos como O Globo, Agência Estado e Folha de S.Paulo. Em seu perfil, dedica-se principalmente a cobrir manifestações de rua, de protestos a festas e exibições culturais no Brasil e em outras partes do mundo.

Fotógrafa do Jornal do Commercio, de Pernambuco, Brenda Alcântara registra algumas das imagens produzidas para as matérias de que participa. Além de ver belas paisagens, acompanhar seu trabalho é uma forma de conhecer as tristezas e as alegrias da terra do frevo.

Das manifestações feitas pelos moradores de Brumadinho à visita a uma aldeia indígena, acompanhar o trabalho de Andressa Zumpano nos faz conhecer histórias de um Brasil que, muitas vezes, dentro da nossa bolha urbana, esquecemos que ainda existe.

Ami Vitale é fotógrafa da National Geographic e faz um trabalho incrível tanto mostrando a realidade de meninas e mulheres nascidas na África e Ásia como retratando a vida de animais de reservas ambientais. Uma recomendação extra para quem é fã de pandas.

Convidamos vocês a buscar (e indicar!) outras fontes. Para fazer esta reportagem, passamos a acompanhar vários perfis artísticos no Instagram e podemos dizer, sem medo de errar, que a nossa relação com a rede social mudou de uma forma bastante positiva. É como algum sábio já disse: cercar-se do que gosta deixa a vida melhor.

Marie Curie é uma newsletter que traz conteúdo para mulheres. Toda semana, discutimos algum tema ou trazemos uma entrevista que tenha impacto na maneira como você trabalha, se posiciona e se relaciona com a sociedade.

A versão original dessa matéria foi publicada em 11 de abril de 2019. Para se inscrever e receber um e-mail nosso todas as quintas-feiras, clique aqui.

--

--