Vereador nordestino apresenta projeto de lei para Av. Marielle Franco

Colunista NINJA
Marielle Franco
Published in
2 min readMar 14, 2019

No em dia que marca um ano do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, uma homenagem vinda do Nordeste destaca importância da luta e da resistência.

O mandato do vereador petista Daniel Finizola em Caruaru apresentou hoje (14), um Projeto de Lei solicitando que o nome da via que dá acesso à Universidade Federal de Pernambuco passe a ser Avenida Marielle Franco.

“Marielle carregava múltiplas identidades: negra, como é a maioria dos que morre; da favela (da Maré), de onde vêm os que têm menos tudo; mulher preta, a porção mais frágil e sujeita à violência da população brasileira; lésbica, o que a lança em outro grupo flagelado pela homofobia. Carregando tudo o que era — e será sempre –, Marielle elegeu-se vereadora do Rio pelo PSOL. E fez de suas identidades criminalizadas uma explosão de potência”, afirmou Eliane Brum, para o EL País.

Dois dias atrás, 12 de março, foram presos os acusados pelas morte de Marielle e Anderson (motorista que acompanhava a vereadora no dia do crime brutal), mas uma pergunta ainda não foi respondida: quem mandou matar Marielle?

“Pra nós, pra nossa luta, esse gesto é importante demais, ainda por cima, por um detalhe simbólico: é a avenida que dá acesso à Universidade Federal de Pernambuco, num campus interiorizado. Marielle fazendo parte do caminho da educação, da resistência e da luta”, disse Daniel Finizola.

O projeto irá para as comissões responsáveis pela apreciação e em seguida, volta para ser votado pelos/a vereadores/a.

--

--