7 Tendências de Marketing para ficar de olho em 2019

Tiago Amaral
MarkeTHINKers
4 min readJan 7, 2019

--

No mundo do marketing digital, uma coisa que nunca deixa de me fascinar é a rapidez com que mudam o cenário tecnológico e o comportamento dos usuários. O início de um novo ano é um bom momento para analisar algumas mudanças significativas e oportunidades para explorar em nosso mercado.

Sendo assim, reserve os próximos 5 minutinhos para uma lista com 7 tendências de marketing que impactarão (e muito!) os profissionais brasileiros em 2019.

1. Lei Geral de Proteção de Dados: prevenir ou remediar?

Seguindo os passos da GDPR europeia, as empresas brasileiras terão muito pouco tempo para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), que entra em vigor em fevereiro de 2020. A questão não é exclusiva dos profissionais de marketing, já que a lei tem impactos em diversas áreas. Mas os marqueteiros estarão na linha de frente dessa contagem regressiva.

As empresas podem ver a lei como uma ameaça, podendo gerar multas de até R$ 50 milhões por cada infração. Mas muitos a verão como uma grande oportunidade de aprimorar seus processos e fortalecer o relacionamento com seus clientes e leads. Uma pesquisa realizada pela IBM mostra que 60% das empresas entrevistadas veem a GDPR como uma oportunidade para melhorar a privacidade, a segurança, a gestão de dados e até impulsionar novos modelos de negócios.

Como marqueteiros, além de consumidores, esperamos que a maioria das empresas brasileiras também vejam a LGPDP como uma oportunidade.

2. Surge um novo cargo: o Diretor de Dados de Marketing

Esse novo profissional (que deve ser cada vez mais presente a partir de 2019) será responsável por coordenar e conectar sistemas, plataformas e dados entre as diferentes áreas empresariais. Além de trabalhar com diferentes equipes internas e provedores, essa nova função também criará processos e regras para garantir que os dados sejam coletados, atualizados e integrados em CDPs (Customer Data Platform) e outras tecnologias de marketing.

De acordo com a publicação 9 tendências de marketing para 2019, da IBM, a integração de dados e arquitetos de dados de marketing são funções vitais para as organizações, à medida que ferramentas de marketing baseadas em machine learning e inteligência artificial processam muitos dados e aprendem a fazer melhores recomendações e previsões.

3. Valorização do “Tech Marketer”

Poucos profissionais conseguem analisar grandes volumes de dados, criar experiências para os clientes com diversos pontos de contato e, ao mesmo tempo, aplicar conceitos criativos e desenvolver iniciativas que dependem do uso sofisticado de tecnologias de marketing e publicidade. É difícil encontrar talentos assim (prontos) no mercado.

Em 2019, esses profissionais serão cada vez mais cobiçados. Além disso, as empresas investirão em capacitar suas equipes e montar novas estruturas organizacionais. Alguns times vencedores já combinam talentos de design, dados, desenvolvimento, produtos e marketing, além de experiência do cliente e vendas.

4. Marketing personalizado decola com ajuda da inteligência artificial

O marketing personalizado (one-to-one), em que cada consumidor recebe uma mensagem específica para seus interesses, não é nenhuma novidade. Mesmo assim, muitas marcas continuam enviando mensagens massivas e irrelevantes, ou segmentadas de maneira básica. A maioria das empresas culpa dificuldades com a área de TI e tecnologias por esta falta de personalização.

Em 2019, soluções de marketing dotadas de inteligência artificial e machine learning transformarão o marketing personalizado numa realidade mais eficaz. Os profissionais humanos ainda serão os responsáveis pela estratégia e a criatividade, enquanto as máquinas ficarão com a parte operacional de analisar os dados e disparar as mensagens personalizadas em massa.

5. Experiência do cliente para construir marcas

As empresas estão dependendo cada vez menos da publicidade tradicional para a construção de marcas. Um sintoma dessa tendência é que em 2018, pela primeira vez, quatro consultorias entraram na lista da Ad Age com as 10 maiores agências do mundo.

De acordo com Brian Whipple, diretor da Accenture Interactive, “Não acreditamos mais que as marcas são construídas apenas com publicidade. Elas são formadas por uma combinação de experiências do cliente”.

Essa tendência deve se intensificar em 2019, especialmente com uma integração cada vez maior entre tecnologias de marketing (martech) com ferramentas de publicidade (adtech).

6. Mais empresas adotam o Agile Marketing

Como parte da tendência já mencionada, mais empresas devem adotar práticas de agile marketing em seu dia a dia. De acordo com um estudo da AgileSherpas, cerca de 36,7% das equipes de marketing já aplicam técnicas da metodologia de produtividade, número que certamente crescerá em 2019.

O agile bem aplicado permite que as empresas ganhem dinamismo para alterar prioridades de marketing, testar e implementar hipóteses rapidamente e aumentar a produtividade em geral.

7. Apps de mensagens: a próxima fronteira

Conforme aplicativos de (ou com) mensagens como WhatsApp, Instagram e Facebook ganham mais usuários e atenção, os profissionais de marketing estão ávidos por explorar seu potencial de alcance e engajamento. Apesar disso, poucas empresas já aproveitam de fato essas oportunidades. Pois isso deve mudar rapidamente em 2019.

Para vislumbrar esse futuro próximo, basta olhar o que os apps chineses já permitem às empresas fazer. O WeChat, equivalente chinês do WhatsApp, permite transferir dinheiro, pedir um táxi, comprar ingressos de cinema e reservar uma passagem de avião, por exemplo.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas recentemente pelo Facebook, dono do WhatsApp, essa nova fronteira não vai demorar a ser explorada.

8. …?

Sim, existem outras tendências. Aqui abordei sete que acredito serem as mais prováveis e relevantes para 2019. Qual a sua opinião? Discorda de alguma? Acha que há outras mais importantes? Vamos explorar!

--

--

Tiago Amaral
MarkeTHINKers

Especialista em marketing digital. Nerd. Empreendedor. Country Manager da Igni Brasil.