O que é Growth Hacker?

Hoje me perguntaram o que é o tal do Growth Hacker, uma posição muito comum em empresas de tecnologia do Vale do Silício.

O Growth Hacker é uma pessoa que “hackeia” o crescimento, procurando atalhos no mercado para a disseminação de um produto ou serviço. Ele nasceu em meio as startups, visto que o orçamento de marketing delas sempre é muito enxuto, com o objetivo de crescerem de maneira rápida e geralmente utilizando métodos de baixo custo, como otimização em mecanismos de busca (Google) e viralização em redes sociais.

O termo nasceu em 2010, com o empreendedor Sean Ellis, que auxiliou diversas startups alavancar crescimentos muito acelerados e acima da média.

Assim, o Growth Hacker é uma pessoa que liga o produto às pessoas de uma maneira rápida e objetiva, sempre procurando o menor custo possível.

Qual a diferença de um Growth Hacker para um Diretor de Marketing?

Na minha opinião, o objetivo de ambos é o mesmo, mas a diferença se encontra na maturação do negócio.

Tanto um, quanto o outro, tem o objetivo de tornar algo vendável, porém o Growth Hacker tem a necessidade de que isso ocorra de forma rápida e, por se tratar do mercado de tecnologia, ele não pode ter muito medo de errar, visto que é necessário testar o produto a todo momento para adaptar as estratégias. Afinal, estamos falando de startups.

O Diretor de Marketing trabalha com empresas consolidadas e mais sólidas, e deve fazer as coisas com mais cuidado. Caso não o faça, pode colocar em risco uma grande marca e, caso algo dê realmente errado, é necessário desperdiçar muito dinheiro para reverter o erro (isso quando é possível reverter).

Pensando nessas duas posições, escolha a que melhor se adapta ao seu negócio! Ou será que você não pode ter os dois?

Like what you read? Give Leandro Godoy a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.