7 questões para se perguntar antes de iniciar uma empresa

Júlio Cesar Gomes
Agência Marota
Published in
4 min readDec 15, 2017

--

Este artigo não foi escrito por mim. É uma tradução. Créditos no final do artigo.

Tornar-se um fundador é uma grande decisão.

Não só existem milhões de possibilidades sobre o que criar e o que as pessoas gostariam, há uma taxa pessoal escondida.

Efetivamente, você está tomando o maior jogo da sua vida, negociando uma quantidade desconhecida de tempo e esforço para uma recompensa desconhecida.

Aqui está uma lista de verificação rápida antes de se comprometer com isso.

1. Você está pronto para se perder?

Construir uma empresa desde o início será o mais difícil que você já fez em sua vida. Não porque o material seja difícil de estudar, mas porque não há material a ser estudado. Não há um livro para se referir, apenas casos populares. Você pode ler sobre a visão de Elon Musk, a obsessão de Steve Jobs com o design ou a proeza de gerenciamento de Andrew Grove e como todas as suas empresas são tão bem-sucedidas, mas não irá ensinar-lhe como aplicar seus conselhos, nem quando aplicá-lo. Você será seu próprio mais do que pensaria e você precisará ficar confortável com a perda total.

2. Você está preparado para fazer o trabalho sujo?

Se você é alguém que não gosta de limpar o banheiro e prefere ignorar algumas refeições para pagar uma empregada doméstica para limpar seu banheiro, você vai quebrar a empresa (e talvez você mesmo).
Nos estágios iniciais de uma empresa, seus fundos são incrivelmente apertados e, portanto, incrivelmente importantes. Algumas coisas que você não pode fazer você mesmo e tem que pagar, como contas de servidores, eletricidade e comida. Mas outros que você pode, como marketing, e-mails frios, desenvolvimento, design e limpeza de sanitários. Haverá uma merda de toalheiros para limpar por um longo período de tempo, então fique confortável fazendo um trabalho grunhido.

3. Você pode ser flexível?

Não há certezas nem horários na construção de uma inicialização. O tempo é uma métrica pobre e todos os prazos são “ASAP”. Se os prazos perdidos o levem até a parede, superem isso. Se você odeia a idéia de não aderir ao plano, é difícil. Praticamente qualquer coisa acontecerá quando e como você quer, e nada vai de acordo com o plano. Seja flexível com o processo e esteja preparado para alterar os prazos e os planos sobre a marcha. Esteja confortável com o caos.

3. Você está preparado para jogar os próximos 5 anos de sua vida e não aprender nada?

Este é o pior caso, mas vale a pena considerar. As possibilidades são, você não conseguirá nada sólido durante o primeiro ano. Você não estará fazendo um salário pelos primeiros 3 anos. E a empresa não será estável nos primeiros 5 anos. É mais provável que você falhe do que ter sucesso. E se você fizer isso completamente errado, você não aprenderá nada e não terá nada para mostrar.

4. Você é vã?

Esteja preparado para ver seus amigos se casarem, ter filhos, comprar uma casa e possuir o seu carro dos sonhos — tudo enquanto você está trabalhando em algo que não tem certeza, vale a pena o seu tempo. Todo mundo que você conhece escolheu a rota segura, obtendo um trabalho real. Você está aqui apostando com o tempo para mover a agulha mais e mais todos os dias. Isso pode realmente drená-lo se tudo o que você está focando é como as outras pessoas estão começando com suas vidas enquanto você está aqui limpando banheiros.

5. Você é preguiçoso?

Se você não tem força de vontade para administrar-se e seu tempo, esse será o problema maior de você e de sua empresa. As startups são bastante difíceis, mas se você é preguiçoso, torna-se quase impossível. Você sabe quem você é.

6. Você consegue produzir resultados?

Não existe uma "A para o esforço".
Ninguém vai financiar você porque você tentou mais do que todos os outros.

Seus clientes não vão ficar por perto porque você trabalha 18 horas por dia, mas não consegue resolver seus problemas.

Ser primeiro também não importa (ver Xerox).

Puxar as horas mais longas também não conta para nada (veja-me há dois anos).

Tendo um produto ou serviço melhor, um grande seguimento, e fornecer um bom valor é o que vai importar. Resultados, é o que importa.

7. Você vai gostar?

As startups podem ser um caminho para a riqueza, mas se essa é a sua principal motivação para entrar neste negócio, você está jogando com dificuldades bastante horríveis. Em algum momento, você vai perceber que o dinheiro não virá em breve e a única coisa que você tem para você é a satisfação de seus clientes e o orgulho que você tem de suas conquistas. Se você gosta do processo, você passará um ótimo tempo molhando os tempos sombrios da sua inicialização. Se você estiver dentro dele pelo dinheiro, você vai odiar a moagem porque de repente não vale a pena.

A lista de verificação não é susceptível de dissuadir você de perseguir seus sonhos. Você tem uma vida à sua frente para fazer tudo o que você sempre quis. Vá em frente. Mas não pense que seja tudo arco-íris e borboletas na estrada inicial. Está escuro, está frio e é assustador.

Saber o que esperar será mais fácil.

Muito facil.

Este artigo é uma tradução do original 7 Questions to Ask Yourself Before Starting a Company, publicado no thinkgrowth por Howard Lo

--

--

Júlio Cesar Gomes
Agência Marota

Queria ser VJ da MTV e acabei como designer — Pernambucano que mora em São Paulo. Designer há 10 anos, diretor de arte publicitária há 6 anos e UI e UX há 3.