Antes de poder dominar o design, você deve primeiro dominar os fundamentos.

Júlio Cesar Gomes
Agência Marota
Published in
6 min readNov 28, 2017

--

Este artigo não foi escrito por mim. É uma tradução. Créditos no final do artigo.

Na semana passada, um dos meus leitores enviou uma pergunta: como eu me tornarei um designer visual melhor?

Enquanto eu pensava em como responder a essa pergunta, minha mente perambulou na minha experiência com o aprendizado de chinês mandarim. Recentemente, decidi me ensinar mandarim. Quando se trata de aprender um novo idioma, primeiro você deve começar com os fundamentos. Os substantivos, os pronomes e os verbos constituem a base para transmitir ideias mais complexas.

A linguagem é uma forma das pessoas transmitirem conceitos entre si. O design visual é uma linguagem visual. E aprender design visual não é diferente de aprender um novo idioma.

Design visual não nasce. Ele é construído. A chave para se tornar um melhor designer visual é o rigor. Você só melhorará como designer visual quando começar a fazer esforços conscientes.

Aqui estão alguns fundamentos que você deve dominar para que possa levar seu design visual para o próximo nível.

Fundamento # 1: Volte ao básico com o tipo

Você pode dizer muito sobre um designer olhando sua tipografia. Isso ocorre porque o tipo é uma base fundamental para o design.

https://dribbble.com/shots/1829402-Discount-Logotype

Você pode criar projetos inteiros apenas com tipografia. Você também pode basear projetos no tipo, levando filas sutis das fontes que você escolhe. Para melhorar a tipografia em seus projetos, primeiro comece aprendendo o básico.

Desenvolva um vocabulário para descrever o tipo. Saiba mais sobre o que termos como rastreamento, kerning e hierarquia significam. O artigo A Beautifully Illustrated Glossary Of Typographic Terms You Should Know é um ótimo recurso visual para aprender esses termos.

Então, se você quiser uma compreensão abrangente de como aplicar a tipografia na web, leia a Web Typography: The Elements of Typographic Style Applied to the Web.

Finalmente, saiba como juntar fontes. Um ótimo recurso para isso é FontWolf e FontPair. Ser capaz de combinar fontes em conjunto irá mudar drasticamente a dinâmica do seu design.

Para uma exploração mais detalhada da tipografia, você pode ler meu artigo: Typography can make your design… Or break it.

Fundamento # 2: use espaço para criar o equilíbrio

O espaçamento ajuda a estabelecer o movimento vertical e horizontal em seus projetos. É fundamental para criar hierarquia visual e formar associação entre elementos.

https://dribbble.com/shots/3318361-Weekly-Mixtape-08-Margin

Você sempre pode procurar sites como Behance e Dribbble para obter inspiração sobre como organizar os elementos. Mas é importante desenvolver sua própria intuição para usar o espaço para criar equilíbrio e harmonia visual.

Ao estudar a tipografia, você pode ter notado a importância do espaçamento no tipo. Ajustar o kerning e hierarquia para fontes é um ótimo exercício para treinar seus olhos para o espaçamento. Por esse motivo, recomendo que você tente o KernType, um jogo onde você compara sua solução de kerning com a solução de um tipógrafo.

http://www.howdesign.com/design-competition-galleries/poster-design-awards/poster-design-winners/

Outro exercício que ajudará a desenvolver o seu olho é o seguinte: Faça um desenho existente, desenhe um eixo x e y, simplifique o design em formas básicas, analise como o design é equilibrado e, em seguida, reorganize os elementos. Preste muita atenção em como o espaço negativo afeta o equilíbrio dos elementos.

Fundamento # 3: use o tamanho para estabelecer a hierarquia visual

Quando se trata de criar hierarquia visual, o dimensionamento é inigualável. Ao usar o tamanho para transmitir relações visuais entre elementos, você pode estabelecer o fluxo.

Dimensionamento é uma das razões pelas quais as grids são úteis

Dimensionamento é uma das razões do porque os grids são tão úteis. Você pode utilizar grids para te ajudar a definir o tamanho de elementos usando “proporções” que estabeleçam a importância.

Depois de determinar um tamanho para um elemento, mantenha o mesmo em todas as instâncias do mesmo.

No design, a consistência é rei.

https://dribbble.com/shots/2475367-Intercom-s-Developer-Hub

Aqui está um exercício que ajudará a treinar seus olhos para dimensionamento.

A chave é pedir feedback.

Crie o sketch ou wireframe de uma landing page. Em seguida, peça a um amigo que veja seu projeto. Deixe circulares os elementos que mais se destacam. Depois, coloque os elementos em círculos com base no peso visual. São os resultados que você esperava?

Ao fazer este exercício, tenha em mente as seguintes questões:

-Qual é o objetivo de conversão da landing page?

- Oque você pode otimizar para atingir seu objetivo?

-Qual é a relação entre diferentes elementos?

-Quais elementos você deseja enfatizar?

-O seu layout guia com sucesso o olho do usuário através da página ?

Fundamento # 4: use cor para transmitir significado

A cor desempenha muitos papéis. Ele transmite significado, cria ressonância emocional e traz unidade aos projetos.

https://dribbble.com/shots/3302492-Desktop-Search-Results

Para um mergulho mais profundo na cor, você pode ler meu artigo Designing in Color. Aqui estão alguns pontos-chave do artigo.

  • Identifique o objetivo do seu projeto antes de escolher uma paleta de cores. Um bom design alinha sua paleta de cores com o objetivo.
  • Identifique seu público. As pessoas percebem as cores de forma diferente. As cores têm efeitos diferentes sobre as pessoas com base em suas preferências pessoais, educação cultural e experiências.
  • Ao escolher uma paleta de cores, a simplicidade é a chave. Escolha uma cor fundo neutra. Então escolha uma cor primária e secundária que se destaquem. Finalmente, baseado nas suas outras cores, escolha uma cor de erro e sucesso para seus status de UI.

Uma vez que você tenha uma boa compreensão sobre os conceitos básicos da teoria da cor, a cor se resume a experimentação e repetição. Tente ativamente sair da sua zona de conforto e experimentar novas paletas de cores.

Filmes e shows são uma ótima fonte de inspiração de cores

Aqui está um exercício que ajudará a treinar o seu olho para a cor.

Gaste tempo compilando paletas de cores para coisas ao seu redor como fotografias, revistas e seus shows favoritos. Em seguida, pegue um design existente e aplique novas paletas de cores para ele.

Tome nota de como ele muda o humor e o tom do design. Isso também altera o significado?

Trate seu trabalho como um ofício, sempre há algo que você pode melhorar. Confie em si mesmo para ser a motivação para se tornar um designer melhor.

Que estratégias estão te aprimorando enquanto designer? Deixe sua experiência nos comentários.

--

--

Júlio Cesar Gomes
Agência Marota

Queria ser VJ da MTV e acabei como designer — Pernambucano que mora em São Paulo. Designer há 10 anos, diretor de arte publicitária há 6 anos e UI e UX há 3.