MAGIA…

Ricardo Farah
Masters of Learning
2 min readAug 3, 2020

MOL _ Masters of Learning

Hoje vou compartilhar algumas das surpresas com o nosso grupo de aprendizes-mestres-aprendizes do MoL durante essas últimas semanas de aprendizagens.

Primeiro, desejo fazer uma distinção: entrei nesse grupo para aprender a ter (e ser) maestria de minha jornada de aprendizagem autodirigida. Então objetivamente falando, esse é o produto esperado.

Mas quero falar da mágica que me faz questionar muito o que é o “produto esperado” nessa jornada de aprendizagem. Explico melhor, ao mesmo tempo, em que convido você a me acompanhar nessa descoberta. Vamos lá?

Então você está no grupo para aprender como responder a uma “pergunta que seu coração anseia por responder e que sua mente anseia por se aprofundar nos próximos 2 meses”, não é isso Alex Bretas e Isadora Martins?

Aí , você vai olhando as perguntas brotarem da alma das pessoas e elas se referem entre outra tantas, a: como as pessoas aprendem, como se muda uma cultura de aprendizagem, como criar um modelo de aprendizagem, como criar uma comunidade de aprendizagem, etc. etc. etc. E, quando coloco esses eteceteras não estou menosprezando a busca individual dos quase 200 aprendizes-mestres-aprendizes, legítimas e tão fortes quanto suas perguntas e o desejo de seus corações.

E, como resultado dos processos individuais surge a magia do coletivo, consubstanciada na conexão que é criada, invisível , entre almas e corações e que de tão forte nos oferta algumas surpresas, dentre as quais destaco:

Solidariedade. Responsabilidade recíproca entre os membros da comunidade, que surge espontaneamente…, mas de forma arrebatadora. Cada um se oferecendo a partilhar e a inspirar e a facilitar o processo dos outros.

Compaixão. O amor em ação e em contato com a paixão dos outros. Vibração pela descoberta do outro, sintonia fina e presença.

Encantamento. Admiração e embevecimento pelas descobertas comuns com mente aberta e sem julgamentos. Até Sarau tivemos e nele muita magia!

Doação. Dádiva da atenção, presente dos olhares brilhando, brinde do acolhimento entusiasmado da curiosidade que permite ir além…

Interesse genuíno. As pessoas investem tempo no contato, e, interesse verdadeiro nas necessidades do outro e oferecem ajuda e soluções não esperadas.

Bem, para quem esperava como produto aprendizagem auto dirigida, estou recebendo muitos outros subprodutos. Ou eu deveria dizer que Solidariedade, Compaixão, Encantamento, Doação e Interesse genuíno é que são os produtos e auto aprendizagem é o subproduto? Deixo com você a conclusão, a minha já tirei!

--

--

Ricardo Farah
Masters of Learning

Há quatorze anos trabalho como Coach certificado, com mais de 3.500 horas de atendimento. Foco em Coaching Executivo e Coaching de Vida.