Nosso Reencontro — Grupinho do MoL

Daniela Brito
Masters of Learning

--

Na última quinta feira, 10/12/2020, tivemos uma noite de reencontro, de uma bate-papo com os colegas do grupinho do MoL, nossa comunidade de aprendizagem autodirigida! Em tempo:

  • MoL: Master of Learning, é uma jornada de aprendizagem autodirigida criada pelo super Alex Bretas, onde também vivenciamos uma comunidade de aprendizado autodirigido.
  • Grupinho: no MoL estamos em quase 200 pessoas e foram criados grupos pequenos facilitados por um grupo incrível de tutores para que possam acompanhar mais de perto a jornada individual de cada um. Aqui entra meu tutor Luis Sérgio Ferreira, que sou fã desde o ALC São Paulo ❤ . E só a gente para ter nomes rotativos para o grupo rsrs: Místicos, Caórdicos, Quânticos, Vai dar Merda, Confia no Processo, Estar no Processo Já é Um Milagre, Deu Merda?

Em uma associação livre sobre a comunidade MoL, eu arrisco dizer que o Grupão do MoL é uma grande família e o Grupinho é aquela família que mora com a gente rsrs. Os dois são importantes na nossa jornada, concordam?

Voltando ao nosso reencontro, ele foi muito especial! Especial pois representamos nosso grupinho e nos conectamos de uma forma que não vimos o tempo passar…nos conectamos com o momento de cada um, com cada aprendizado e na presença do AGORA para CRIAR, TESTAR ou para alguns, já VIVENCIAR cada uma das intenções, rumo a linha de chegada definida por cada um em sua(s) jornada(s) de aprendizagem. Quanto carinho, respeito e aprendizado compartilhado! Aqui estão alguns pontos que estão vivos em mim:

  • Comece pela intenção. Conecte-se com sua intenção. (minha mentora Juliana Machado que trouxe em um momento da minha jornada).
  • Conecte-se com a sua essência! Ouça os sinais. Permita-se!
  • CEP+R é tudo! Conteúdo, Experiências, Pessoas (para apoiar o processo de aprendizagem) e a Rede, comunidade e/ou grupos sobre o aprendizado/tema.
  • Confie no Processo! Confie no SEU processo!!! Tudo tem um tipo de processo, encontre o seu.
  • A régua que eu coloco para a minha vida, para o meu aprendizado é elástica e sou eu que a defino.
  • O aprendizado informal também pode estar em um bate papo ou em uma troca de mensagens pelo WhatsApp 😉
  • Peça ajuda. Meus colegas e meu tutor Luis Sérgio Ferreira chegavam sempre no momento certo! Sim, aqui tem rede!
  • Mantenha seu olhar de aprendiz em tudo o que fizer.
  • O que emergiu da jornada de aprendizagem já estava dentro de cada um, só esperando a hora certa ou o momento.
  • Abra-se para a Serendipidade! Quantos presentes foram os encontros e reencontros com pessoas tão especiais através da rede ALC, MoL e Reaprendiz.

No MoL, cada um vivencia sua jornada pessoal de aprendizagem, mas os sentimentos, necessidades, expectativas e intenções se entrelaçavam em algum momento simplesmente porque a conexão é REAL e é aqui que está a potência de uma comunidade de aprendizado autodirigido.

Agradeço de coração aos colegas Banzai, Gábi, Gui Gonçalves e Luis Sérgio (meu eterno tutor) por esse momento. Agradeço também ao Alex Bretas pela oportunidade de conexão com cada participante do MoL.

A minha jornada de aprendizagem foi individual, mas que delícia ter com quem compartilhar a paisagem da estrada que eu vejo da janela. S2

Dani Brito

--

--