Mestrado Profissional em Direito em época de pandemia? Missão impossível?

Andrelize Guaita Di Lascio Parchen
Masters20UP
Published in
2 min readJul 12, 2020

Responderia que sim. Se não fosse a Turma 20 no ano de 2020, números perfeitos, para se iniciar um projeto de vida…o mestrado profissional em Direito na Universidade Positivo.

Ocorre que em meio a estes números cabalísticos (diriam alguns) surge uma pandemia de COVID-19, a qual impõe barreiras sanitárias que afasta todos, compulsoriamente, desde o início do curso.

Aquele entusiasmo de começar algo novo, conheceremos pessoas diferentes e pessoalmente, o deslocamento até Universidade, a troca de experiências durante e no intervalo das aulas foi substituída por aulas no Microsoft Teams e pelos grupos de Whatsapp.

Os trabalhos em grupo, sim, eles existem também em época virtual, são o primeiro desafio no plano da nossa ciência jurídica.

Não se conhece ninguém, como, então, se reunir para fazer um trabalho em grupo?

Em uma equipe formada por impulso. Dá-se um jeito!

Marcam-se encontros através das diversas plataformas digitais. E, aquela reunião de meia hora em um sábado qualquer, se transforma em uma deliciosa conversa de três horas. Inacreditável! Parece que já nos conhecemos há anos. As ideias se conectam, os pensamentos se completam e se forma a verdadeira EQUIPE, não aquela (eu)quipe em que apenas um ou dois fazem o trabalho e outros apenas participam da apresentação.

Há sinergia, há companheirismo que ultrapassam a barreira acadêmica e que por vezes, não se consegue obter em um plano presencial. E a união naquele trabalho se transforma em uma amizade que transcende o plano virtual.

Cada um com a sua singularidade e atividade profissional dentro do universo gigantesco que é o Direito. O Mestrado Profissional em Direito em época de pandemia vai muito além do brilhantismo técnico em suas diferentes vertentes existentes em nossa turma. Somos uma turma de seres humanos, aqueles em que o SER HUMANO está em agir com o coração, com empatia, com reciprocidade e que mesmo estando longe há a preocupação e a ajuda mútua, com o próximo, o colega, que sequer se conhece pessoalmente.

A tecnologia nos uniu e, hoje, cinco meses após o início do curso estamos todos conectados em uma simbiose de perfis que tornam a nossa turma única, especial, com uma linda história para contar quando tudo isso passar, e um Mestrado Profissional onde o cerne é a pesquisa empírica, em tempos de pandemia só é possível com esta conexão, afinal, o Direito é uma ciência humana e social, antes de tudo.

Fonte da imagem: www.outplan.com.br

--

--