TOEFL

MATA39 — T10
MATA39T10
Published in
4 min readNov 19, 2017

O TOEFL é um exame de proficiência da língua inglesa, e serve para atestar se uma pessoa consegue se expressar no idioma, e compreender em sua totalidade. São 5 diferentes modalidades de provas do TOEFL, que são aplicadas em situações específicas: O TOEFL Primary e TOEFL Junior, voltados ao público infantil, e os diferentes TOEFL IBT, TOEFL PBT e TOEFL ITP, voltados ao público jovem e adulto. A diferença entre o TOEFL IBT, TOEFL PBT e TOEFL ITP, é o número de habilidades que avaliam (listening, writing, reading e speaking).

O TOELF IBT (Interned Based Test) é um exame “completo” que avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking e Writing) necessárias para alguém fluente em inglês, e por isso costuma ser mais aceitos por universidades estrangeiras. A duração é de aproximadamente 4 horas. Mesmo sendo um exame online, não é possível realizar o exame de casa. É necessário ir a um centro autorizado para realizar o teste.

A pontuação do TOEFL IBT é determinada por seção do teste, sendo que cada parte vale 30 pontos, totalizando 120. Porém alguns critérios mudam dependendo da instituição, para checar é necessário olhar os critérios de cada instituição.

TOEFL PBT (Paper Based Test) é uma versão de papel do exame. O TOEFL PBT somente é aplicado em cerca de 20 países onde o acesso à internet é restrito.

O TOEFL ITP (Institutional Testing Program) é realizado em papel, em vez de um sistema online. Essa modalidade abrange apenas as sessões de Listening e Reading e uma breve sessão de “Estrutura da Língua”, sendo que todas as questões são de múltipla escolha. Esse exame costuma ser aplicado por escolas de idiomas como exame de conclusão, no final de níveis mais avançados. Também pode ser solicitado por universidades estrangeiras, principalmente para cursos de curta duração.

Com a ideia de identificar o quanto o estudante domina o idioma, o TOEFL ITP também atribui pontuação numérica. No caso do exame de nível 1, os resultados vão de 310 a 677 e, no nível 2, variam entre 200 e 500 pontos.

Validade dos resultados por TOEFL: você pode acessar suas notas do TOEFL iBT pela Internet 10 a 13 dias após a realização do exame. No entanto, você recebe fisicamente as suas qualificações entre 4 a 6 semanas após a data do exame. Lembre-se que, quando você está realizando o exame, você deve solicitar o envio gratuito dos resultados diretamente para sua instituição de ensino. Os resultados serão válidos por dois anos a partir da data do exame.

Preço do TOEFL: o preço varia dependendo do país onde realiza o exame. Geralmente, o custo varia entre 160 e 250 dólares estadunidenses.

Observação: Embora o TOEFL IBT não declare se você está aprovado ou não, se você não conseguir a pontuação que precisa, você pode efetuar o TOEFL quantas vezes você necessitar. No entanto, você não pode realizar o exame mais que uma vez durante um período de 12 dias.

Atualmente o exame pode ser feito pela NUPEL (Núcleo Permanente de Extensão em Letras), do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA) que elabora, aplica e corrige os testes de proficiência em língua estrangeira moderna (espanhol, francês, inglês e italiano). Este serviço é realizado nos meses de março e setembro, via edital público, conforme calendário específico publicado no site (https://nupel.ufba.br).

Notas e proficiências respectivas:

Todos os candidatos que realizaram e entregaram a prova do Exame de proficiência terão direito ao recebimento de sua respectiva declaração, independente da nota obtida. A declaração de proficiência é emitida segundo os critérios do NUPEL, e possui validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data de realização da prova.

A primeira via impressa da declaração será gratuita. A partir da segunda via impressa será cobrada uma taxa para confecção no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

O NUPEL armazenará qualquer das vias da DPLE pelo prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de solicitação do candidato. Após esse período, o documento será destruído, sem direito a nova gratuidade, se primeira via, ou a restituição da taxa para confecção, no caso de segunda ou demais vias.

Autor : Lucas Lima

--

--