“Eu nunca tinha visto um executivo negro no Brasil”, diz Lisiane Lemos em palestra para alunos da UniRitter e IBMR

Matheus Machado
Matheus Machado
Published in
3 min readSep 11, 2020
Gerente de Negócios do Google, Lisiane Lemos — Crédito: Captura de Tela

Texto | Matheus Machado
Edição | Aldrey Dornelles

Iniciada no dia 27 de agosto, a semana de boas-vindas do segundo semestre de 2020 promovida pela parceria entre UniRitter e IBMR recebeu na noite de segunda-feira (31) a gerente de Negócios do Google, Lisiane Lemos, que conversou com alunos das instituições sobre a sua trajetória profissional. A advogada por formação é uma das mulheres negras mais inspiradoras do país e integrou a Forbes Under 30, lista promovida pela revista Forbes que reúne as pessoas mais influentes antes dos 30 anos de idade.

Transmitindo muita simpatia durante a conversa realizada ao vivo pelo Microsoft Teams, Lisiane Lemos, que é de Pelotas (RS), revelou que no início da pandemia no Brasil viajou de São Paulo, onde mora, para passar dois dias na cidade natal. “E já estou a seis meses aqui”, brincou a palestrante.

O início da vida profissional da convidada aconteceu na faculdade. Lemos estudou Direito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Durante a palestra reforçou ainda a importância do network, que a ajudou a chegar onde está agora. “No mundo, sempre tem alguém que conhece alguém”, disse a Gerente de Negócios do Google.

Lisiane Lemos, antes de chegar ao cargo atual, foi executiva da Microsoft no Brasil. Ao contar o caminho que percorreu dentro do meio, ela relembrou da primeira vez que viu um executivo negro. “Eu nunca tinha visto um executivo negro no Brasil”, falou Lemos ao admitir que inclusive “congelou” na ocasião. Na conversa ela lembrou de outros trabalhos que realizou, como o de ensinar educadores a trabalharem com situações de racismo em sala de aula. E incentivou também o trabalho voluntário, que pode abrir portas na carreira profissional dos estudantes assim como foi para ela.

Com o tema central da palestra sendo tecnologia como ferramenta de desenvolvimento, a convidada afirmou que na sua carreira tudo foi feito através da internet. Mas alertou que a tecnologia por si só não é o segredo. O negócio é entender o que ela faz. Ainda sobre o assunto, Lisiane Lemos destacou a importância do uso do Linkedin, rede social conhecida pelo uso profissional, para criar contatos ou conexões, como a própria plataforma nomina as relações no seu site.

Durante a conversa, a convidada deu inúmeras dicas profissionais aos estudantes. Em uma delas ressaltou a importância de ter um objetivo. “Você tem que saber para onde quer ir, em que empresa quer trabalhar e por que quer trabalhar lá”, afirmou. “Vocês precisam estar em lugares diferentes, com pessoas diferentes para poder sonhar diferente”, continuou. A Gerente de Negócios completa dizendo que não se deve ter medo de mostrar o que se faz bem e sempre falar sobre o que desejam aprender e se necessário pedir ajuda. Essas dicas foram a grande chave da carreira dela.

A palestrante conquistou os cerca de 450 alunos que assistiram a transmissão ao vivo. Durante a live, vários comentários reafirmaram a figura inspiradora que a convidada representa. Nas conversas finais, Lisiane foi questionada pela estudante de jornalismo da UniRitter Michelle Garcia sobre quais habilidades são importantes para um profissional atualmente. “Adaptabilidade, porque a gente tem, principalmente em cenário de pandemia, mudanças muito rápidas”, respondeu a convidada.

No discurso final, Lisiane Lemos dividiu com os alunos o seu principal propósito. “Meu propósito é deixar
o mundo um pouco melhor do que quando eu entrei nele”, afirmou para inspirar a todos que acompanharam o evento online.

Leituras para inspirar

Durante a conversa, Lisiane Lemos compartilhou suas três leituras atuais, que podem inspirar e trazer conhecimento para o desenvolvimento profissional dos alunos da UniRitter e do IBMR. “A gente é do tamanho do que a gente compartilha”, disse a convidada enquanto mostrou os livros na transmissão.

– Empresas Humanizadas: pessoas — propósito — performance (Editora Alta Books)
– AI Superpowers: China, Silicon Valley, and the New World Order (Disponível apenas em inglês)
– Garra: O poder da paixão e da perseverança, de Angela Duckworth (Editora Intrínseca)

--

--

Matheus Machado
Matheus Machado

Um lugar que você, talvez, não devesse conhecer. Sou jornalista. Um alguém que gosta de escrever.