Condição de Jato Livre Subsônico

Matheus Mota
Matheus Mota AESP ITA
2 min readApr 3, 2021

A condição de jato livre subsônico é uma condição retirada da teoria da camada limite. Nesta teoria, considera-se que o jato deve sair linear, pois é subsônico, e nessa condição o valor da pressão próxima a saída do jato é igual a pressão na região de saída.

Uma maneira simples de mostrar isso seria considerar um jato em um bocal, como mostrado abaixo. Esse jato está na condição de regime subsônico.

Uma condição importante é que a região que é ejetado o jato é considerada um fluido em repouso e tem pressão igual a ambiente.

Como há uma região cisalhante nas proximidades do jato, então, matematicamente, a velocidade de saída cai a zero à medida que se é feita uma medida que tomamos uma medida de pressão afastada do jato em uma direção radial ao eixo do jato.

Da teoria da camada limite aplicada na tensão de cisalhamento, obtêm-se o resultado que a derivada de pressão em relação a uma direção normal é zero. Esse é um resultado obtido na condição de camada limite fina.

Essa é a condição que mostra matematicamente que o jato tem que ser retilíneo nas proximidades da saída do bocal e que a pressão de saída é igual à pressão atmosférica do fluido em repouso.

--

--