Diagrama de Blocos

Matheus Mota
Matheus Mota AESP ITA
3 min readMar 5, 2021

A representação em diagrama de blocos é muito útil para simplificar e representar modelos. Geralmente, os modelos utilizando diagrama de blocos é utilizando para fazer fluxogramas de empresas, fluxogramas de produtos, entre outros.

O diagrama de blocos tratado aqui será na aplicação de engenharia e matemática, que é o uso do diagrama para representar equações matemáticas de determinado modelo físico. Nesse caso, cada operação matemática é representada de forma pictórica por um bloco.

O bloco, geralmente, possui uma entrada e uma saída, como mostrado na figura abaixo. Dependendo da situação, o bloco pode ter várias entradas e várias saídas, mas depende do que está sendo modelado. Além disso, para facilitar o uso, alguns blocos têm formatos diferentes para facilitar a busca.

Bloco Constante

O bloco mais simples é o bloco constante. Ele não tem entradas, apenas uma saída que é uma constante. Ele é usado, geralmente, para estabelecer as condições iniciais de equações.

Bloco de Ganho

O bloco de ganho possui uma entrada e uma saída, no qual a saída é um determinado fator multiplicado pela entrada. O bloco de ganho é representado por um triângulo. Ele, geralmente, é usado para multiplicar termos das equações.

Bloco Multiplicador

O bloco multiplicador possui duas entradas e uma saída, no qual a saída é a multiplicação dos dois valores de entrada. O bloco é representado por um retângulo e um x, que representa o símbolo de multiplicação.

Bloco Somador

O bloco somador tem até 3 entradas e apenas uma saída. Ele é representado por um círculo dividido em quatro quadrantes, no qual cada quadrante pode conter uma operação de soma ou subtração. Ele é um dos blocos mais usados, pois realiza junções de operações básicas.

Bloco Integral

O bloco integral é representado por um retângulo, com um símbolo de integral. Nos softwares esse bloco possui o símbolo de um 1/s do Laplaciano, mas a operação final é uma integral. O bloco tem uma entrada e uma saída, no qual a saída é a integral no tempo da entrada. Esse bloco é, geralmente, usado para representar equações de sistemas dinâmicos.

Caso queira ver outros tipos de blocos, a ferramenta Simulink do Software Matlab possui uma lista de blocos, mas caso não tenha acesso à ferramenta é possível acessar a documentação com a lista de blocos presentes no software.

--

--