Empuxo

Matheus Mota
Matheus Mota AESP ITA
2 min readMar 5, 2021

O objetivo da propulsão é criar uma força para movimentar um objeto. Essa força na maioria dos casos é o empuxo, focando nas áreas de aeronáutica e astronáutica.

Em aeronaves, a propulsão das turbinas têm que ser capazes de gerar um empuxo que seja maior que o arrasto para a aeronave se mover. No caso de foguetes, os motores têm que ser capazes, no mínimo, de gerar uma força propulsiva que seja maior que o peso do foguete. Nos dois casos a propulsão está presente e gera forças de empuxo que movimentam as duas estruturas.

A propulsão utiliza-se principalmente da 2° e da 3° Leis de Newton. Na primeira, tem-se que a variação do momento é proporcional ao empuxo e na segunda é a lei de ação e reação. Com essas duas leis é possível deduzir a equação geral do empuxo.

Considere a figura abaixo, no qual temos a esquerda velocidade, massa, pressão e área que entrará no dispositivo propulsivo e a direita temos velocidade, massa, pressão e área que sairá no dispositivo propulsivo. A força propulsiva gerada é mostrada nas duas equações geradas.

Nessas equações, é possível notar que a pressão antes e depois do dispositivo propulsivo muda a expressão da força. Essas equações são as equações gerais do empuxo para a propulsão.

--

--