Pressão Absoluta e Pressão Manométrica

Matheus Mota
Matheus Mota AESP ITA
2 min readMar 27, 2021

Essa postagem tem o objetivo de falar sobre alguns conceitos importantes para a utilização da pressão na equação da quantidade de movimento. Nessa equação, há a presença do termo de pressão, como destacado em vermelho.

Com isso, primeiro definiremos pressão absoluta e pressão manométrica. Pressão absoluta é a pressão calculada pela energia cinética dos gases, ou simplesmente a tensão normal aplicada pela superfície. Já a pressão manométrica é a diferença entre uma pressão e um valor de referência. Essa pressão é usada em boa parte dos medidores de pressão (manômetros).

A pressão manométrica, por ser uma diferença, pode ter um valor positivo, negativo e nulo. Geralmente, o valor de referência usado nessa pressão é a pressão atmosférica.

Um procedimento simples para calcular a pressão manométrica é usando um tubo em U.

Considere o tubo em U mostrado abaixo.

Esse tubo é preenchido por um mesmo líquido. No lado esquerdo tem uma pressão p e no lado direito a pressão é pa. A diferença entre o nível dos líquidos é h. A pressão manométrica é calculada por:

A rigor, a pressão representada em vermelho na equação da quantidade de movimento é a pressão absoluta, pois é uma pressão que surge devido às forças aplicadas na superfície. Contudo, a pressão manométrica também pode ser usada, pois o valor pa, pressão atmosférica, é constante.

Para facilitar a explicação, considere um corpo abaixo, que sobre ação de duas pressões.

Como as forças de pressão atmosférica agem sobre todo o corpo, então sua resultante da integral é zero. Em forma de equação, teríamos:

--

--