Tubo de Pitot

Matheus Mota
Matheus Mota AESP ITA
2 min readApr 5, 2021

Um tubo de pitot é uma medição do fluxo de dispositivo usado para medir a velocidade do fluxo. É amplamente utilizado para determinar a velocidade do ar de uma aeronave, velocidade da água de um barco e para medir as velocidades de fluxo de líquido, ar e gás em certas aplicações industriais.

O tubo pitot básico consiste em um tubo que aponta diretamente para o fluxo de fluido. Como este tubo contém fluido, uma pressão pode ser medida. O fluido em movimento é colocado em repouso (estagnou), pois não há saída para permitir que o fluxo continue. Essa pressão é a pressão de estagnação do fluido, também conhecida como pressão total.

A pressão de estagnação medida não pode ser usada para determinar a velocidade do fluxo do fluido (velocidade do ar). No entanto, a equação de Bernoulli afirma que a pressão de estagnação = pressão estática + pressão dinâmica. Que matematicamente fica:

Isolando a equação em u, temos:

Onde u é a velocidade do fluxo, ,pt é a pressão de estagnação ps é a pressão estática e ρ é a densidade do fluido.

A equação acima se aplica apenas a fluidos que podem ser tratados como incompressíveis. Os líquidos são tratados como incompressíveis em quase todas as condições. Os gases sob certas condições podem ser considerados incompressíveis.

A pressão dinâmica, então, é a diferença entre a pressão de estagnação e a pressão estática. A pressão dinâmica é então determinada usando um diafragma dentro de um recipiente fechado. Se o ar de um lado do diafragma está na pressão estática e no outro na pressão de estagnação, a deflexão do diafragma é proporcional à pressão dinâmica.

--

--