1° Semestre no ITA

Matheus Mota
Matheus Mota ITA T-22
4 min readMar 1, 2021

Introdução

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica(ITA) é umas das faculdades mais difíceis e prestigiadas do Brasil. O tempo de preparação para fazer uma prova de alto nível e passar é longo para a maioria das pessoas. No meu caso eu me preparei desde o 1° ano do ensino médio e fiz dois anos de cursinho para conseguir passar.

Em 2017 fui aprovado. Após ser aprovado e passar pelas inspeções de saúde e o aquartelamento, que é um período que dura em torno de um 1 mês e é uma preparação para os novos estudantes se adaptarem à rotina militar da aeronáutica, inicia-se o primeiro semestre.

Aula Magna

Um dia importante para alunos e professores no ITA é o primeiro dia de aula. Nesse dia há apenas dois horários de aula e os dois últimos são reservados para a aula Magna, que é a aula que dá início ao semestre a todas as turmas de qualquer ano.

No primeiro dia de aula do meu 1° Semestre tive aula de CES-10 e logo depois tive a aula Magna, que nesse ano foi proferida pelo Sr. Daniel C. da Silva, Vice-Presidente Global da Boeing Capital Corporation. No início da aula Magna é lido o currículo do palestrante. Também tem o momento de cantar no hino nacional e por fim dá-se início à aula. Nesse dia lembro que conheci mais a respeito da Boeing e os projetos que eles faziam.

Matérias

Os dias de aula são organizados segundo um calendário presente no catálogo dos cursos de graduação. No meu primeiro semestre eu tive as matérias CES-10, HUM-70, MAT-12, MAT-17, QUI-18, MPG-03 e Colóquios.

Para que não haja confusão, primeiro explicarei como funciona um semestre no ITA. Um semestre é constituído de dois bimestres, no qual entre os bimestres há um período de recuperação. Nesse período não tem aula e é chamado de semaninha no contexto dos alunos, pois para muitos é um período de descanso do primeiro bimestre e dura 1 semana. As avaliações, normalmente, são constituídas de uma prova para cada bimestre e uma avaliação final, que é chamada de exame. O período de exames não está no segundo bimestre. O período de exames não tem aulas e é constituído de duas semana, no qual todas as matérias realizam uma prova final.

Com isso, primeiro explicarei a matéria CES-10, que é uma matéria de iniciação à programação. Meu professor usou linguagem C para ensinar os paradigmas de programação e como desenvolver um algoritmo. Nessa matéria eu tive vários laboratórios durante o semestre e duas provas a cada bimestre. O exame final foi constituído pelo laboratório chamado por “lab do avião”, que é o laboratório mais difícil de todo o semestre por usar ponteiros, e uma prova final, que abordava todo o conteúdo do semestre.

Em HUM-70 tive no primeiro bimestre uma avaliação escrita, que era sobre o tema de tecnologia. No segundo bimestre a avaliação foi a realização de palestras sobre vários tipos de temas. O exame final foi uma excursão, que metade da turma teve. A que escolhi foi a excursão do Projeto Internet Livre. Nela a turma e os professores tiveram que subir uma montanha para ver a torre de internet. Nesse dia também foi aprendido a configurar o modem e como uma rede de internet funciona.

As matérias MAT-12, MAT-17, QUI-18, MPG-03 tiveram avaliações segundo o previsto pelo calendário. Ressalto uma experiência importante que tive na matéria MAT-12. Nessa matéria o professor adotou o ensino de sala de aula invertida, no qual o professor passava vídeos antes da aula e no dia da aula o professor explicava rapidamente a matéria e tirava dúvidas conceituais.

Por fim, há a matéria Colóquios. No início eu achei essa matéria estranha, mas depois eu vi a importância dela. Essa matéria fala sobre como o ITA funciona. Ela teve a apresentação de vários divisões de pesquisa do ITA.

Militarismo

Como militares da aeronáutica, todos os alunos tinham que vestir a farda para ir para as aulas do ITA e todas as segundas-feira tinha marchas conjuntas. Após as marchas todos os alunos se reuniam para assistirem uma palestra a respeito do ambiente militar.

Tive boas experiências com meus colegas e aprendi muito a respeito de disciplina. Não conseguia entender a importância do aprendizado no início, mas atualmente sou grato por ter tido essa experiência.

--

--