Aulas no ITA

Matheus Mota
Matheus Mota ITA T-22
4 min readMar 1, 2021

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica(ITA) é uma das universidades mais prestigiadas do Brasil, no qual a maioria dos alunos em turmas preparatórias para o ITA passam anos para entrar nessa instituição.

A maioria dos alunos, ao passar no ITA, creem que já experimentaram pela pior parte da jornada para ser um engenheiro formado pelo ITA, contudo a realidade não é tão simples.

Assim como outras universidades, o ITA possui várias cadeiras que devem ser feitas ao longo dos semestres. O padrão é que os alunos têm cadeiras obrigatórias todo semestre e eletivas, no qual os alunos devem conter determinada quantidade de horas a cada semestre.

O nível do conteúdo cobrado em cada disciplina, geralmente, não é difícil, mas há um problema com relação ao tempo em que ele é dado. Há conteúdos, que são difíceis de absorver os conceitos rapidamente. Um exemplo para isso seria a matéria de MAT-42, que é a última matéria de cálculo do curso fundamental que contêm conceitos a respeito de séries de Fourier, Transformada de Laplace e Transformada de Fourier.

A absorção do conteúdo é difícil e fazer exercícios a respeito é demorado devido à cada questão ocupar em média 3 páginas para solução completa. Cada semestre há em média 1 matéria que exige um longo tempo para entendimento como MAT-42.

Do ponto de vista de um aluno, acredito que os professores também sentem que o tempo é curto, mas de acordo com o calendário a matéria deve ser dada independente disso. Esse ciclo ocasiona vários alunos a recorrerem a fazer segundas épocas, que são provas adicionais para alunos que não atingiram nota geral acima de 6.5 no boletim.

Assim como há problemas de entendimento das matérias, há problemas nas aulas também.

Há professores que apresentam aulas incríveis, com materiais completos para acompanhamento das aulas, muitos exemplos resolvidos e são prestativos em momentos de dúvidas tanto individual quanto em grupo. Contudo, há professores que não apresentam aulas boas e cobram os alunos para saber conteúdos dados ainda não entendidos completamentes.

Independente dos professores, em períodos de prova os alunos costumam se ajudar. Geralmente, é escolhido uma pessoa que saiba muito uma matéria difícil e essa pessoa vai ajudar os colegas com grandes problemas a entender a matéria. Algumas vezes, os alunos chamam professores para dar uma aula de revisão no intuito de ajudar a turma.

Nesse momento o professor acaba criando um grande vínculo com os alunos por ajudar a entender algo que antes era considerado muito difícil.

Há um exemplo de uma professora que se dispôs a ajudar os alunos em uma parte da matéria de MAT-42. Foi realmente incrível ver a disposição dela ajudar a todos e sem receber dinheiro em troca. Ela acabou tornando-se uma grande amiga de todos.

Não somente ela, mas outros professores tentam animar os alunos nas aulas. Não porque a aula é ruim, mas pelos alunos estarem sobrecarregados de conteúdos, provas e trabalhos. Há o exemplo de um professor de FIS-32, que é uma matéria de física que trata de descrever as teorias da eletricidade e magnetismo, que muitas vezes tentava animar a turma com uma aula animada, com participação e escutando os alunos para saberem se estão bem. Neste caso, o professor acaba tornando-se um grande amigo da turma com um forte vínculo de amizade.

Outro ponto importante é o nível de dificuldade do curso, que normalmente é gradual, mas há um padrão que conta com o aprendizado dos alunos. Tomando um ano qualquer da faculdade, o primeiro semestre é um semestre que no final é difícil, mas é possível passar. Já o segundo semestre costuma ser extremamente difícil tanto com relação ao conteúdo como com relação à quantidade de trabalhos.

Alguns alunos costuma se preparar com antecedência para esse semestre devido ao nível de dificuldade. Pegar uma parte das férias para estudar é comum, pois quanto mais souber da matéria básica melhor será o aproveitamento no segmento do semestre.

Esse texto não é perfeito, pois nem todos os alunos têm os mesmos problemas mostrados. Contudo, acredito que apresentei muitos pontos importantes baseados do meu ponto de vista.

Sou muito grato aos meus professores e à instituição. Por mais que eu passe por muitas dificuldade eu sei que um curso difícil promove um engenheiro com melhores capacitações para matérias seguintes e para a vida profissional.

--

--