DP Devido à Notas no ITA

Matheus Mota
Matheus Mota ITA T-22
2 min readMar 1, 2021

O termo DP é usado para quando algum aluno de faculdade não atingiu a nota necessária para passar em algum semestre. As formas de DP variam para cada faculdade. Para simplificar explicações usaremos apenas a DP por nota, pois há muitas maneiras de ter uma DP no ITA, que também pode ser por falta, por exemplo.

A nota mínima para passar em um semestre no ITA é 6,5. Se em um semestre o aluno ficar com nota final em alguma matéria abaixo de 6,5 ele está de DP no ITA. No caso do ITA, existe um limite de vezes que você pode ficar de DP antes de ser desligado, que no caso são 5. Uma vez atingido o limite, uma próxima DP resulta em desligamento automático.

Outra regra que existe é que se o aluno não pode ter duas DP’s em um mesmo semestre. Caso aconteça, ele será enviado para a Comissão de Verificação de Aproveitamento Escolar (CVAE), que é um conselho para saber se o aluno deve continuar na faculdade.

No CVAE professor conselheiro do aluno, que é um cargo indicado pelo mesmo, é chamado para explicar o motivo do aluno ter pegado duas ou mais DP’s no semestre. Geralmente, a primeira vez que isso ocorre com o aluno as pessoas relacionadas no conselho permitem que o aluno refaça as matérias.

Às vezes, após o CVAE o aluno é trancado, pois o processo de decisão ocorre durante o semestre seguinte.

No ITA, há poucos casos de desligamento por DP, mas é sempre importante os alunos se manterem atentos às suas notas, pois elas podem impedir o aluno de terminar a faculdade.

--

--