Iniciação Científica no ITA

Matheus Mota
Matheus Mota ITA T-22
2 min readMay 31, 2021

Programas de iniciação científica são ótimos para quem quer ter experiências com trabalhos acadêmicos. Esse programa é aberto para os alunos entrarem em qualquer período da faculdade, com a condição de ter um professor orientador e um tema de pesquisa.

A maioria dos professores do ITA são pesquisadores, então esse ambiente ajuda bastante a encontrar temas de pesquisa dos mais variados temas.

Não há restrição com relação ao temas para realizar uma iniciação científica. Normalmente os alunos se inscrevem no programa de bolsas PIBIC. Ter uma aprovação do projeto no PIBIC ajuda a ter algo mais profissional academicamente, já que o PIBIC exige que o aluno faça relatórios de como o projeto está se desenvolvendo.

Normalmente, o período para se inscrever para o programa de bolsas do PIBIC ocorre em maio, mas a data pode variar. Uma sugestão para quem tem interesse é olhar na página oficial do ITA. Nela tem datas, modelos de relatórios periódicos, relatórios finais, apresentação e regras do programa.

Eu comecei minha iniciação científica em 2019. Meu projeto foi relacionado a física dosimétrica. Gostei muito de fazer o trabalho. Acredito que a experiência que ganhei com meu professor orientador foi muito importante para minha decisão de fazer um mestrado.

Eu comecei meu projeto em agosto. Nesse mês o PIBIC envia uma lista de alunos aprovados no programa de bolsas. Desenvolvi uma parte dele durante o semestre, mas como estava ficando difícil conciliar, eu fiz o restante nas férias. Em maio do ano passado, após minha inscrição, o PIBIC exigiu o primeiro relatório parcial, que é um relatório de acompanhamento do projeto.

Continuei a desenvolver o projeto até outubro, no qual foi exigido o relatório final e uma preliminar do artigo. No meu caso, não foi exigido a versão final do artigo.

No final teve as apresentações dos trabalhos. Devido ao CORONAVÍRUS as apresentações foram online.

O ITA ajuda bastante no desenvolvimento acadêmico do aluno, então fazer uma iniciação científica durante a faculdade é muito vantajoso, pois ajuda a entender bem melhor como o mundo acadêmico funciona. Recomendo bastante para pessoas que estão no início do ITA fazerem.

--

--