Procrastinação no ITA

Matheus Mota
Matheus Mota ITA T-22
2 min readJul 9, 2021

A procrastinação é algo que ocorre muito durante o período do ITA. Principalmente quando chega no segundo ano da faculdade.

Esse ano é específico, pois é o ano em que quem optou por carreira civil deixou de ter o período militar obrigatório de 1 ano. Eu lembro que no começo desse ano eu acreditava que eu iria ter um desempenho melhor do que no ano passado, mas para a minha surpresa foi um ano que a cada dia que passava eu deixava atividades que poderiam ser resolvidas logo para serem resolvidas e depois e no final eu deixava para a última hora.

Atualmente eu estou no 3° ano do ITA e a procrastinação é muito evidente em muitas coisas que faço, principalmente quando estou estudando ou trabalhando em algo.

Para conseguir manter minha agenda em dia, uso de vez em quanto metodologias de auto organização, mas elas não duram muito. As atividades do ITA, da forma como são cobradas, não permitem ter uma agenda bem organizada.

O melhor método que consegui encontrar enquanto estava fazendo atividades era usando o Pomodoro. Não tem agenda, usa apenas 25 min totalmente focado e a atividade é realizada muito rápido.

Para os estudantes do ITA que fazem a faculdade, eu recomendo ter em mente que a procrastinação sempre vai aparecer e nos momentos que você tiver muitas atividades para fazer, então para não ficar procrastinando em cima delas (fazendo elas, mas com muitas vontade de não fazer e demorando para realizá-las) recomendo usar uma metodologia de auto organização para não se perder em cima delas e se organizar. Tem muitas delas na internet e elas são bem úteis para períodos das provas finais.

--

--