Trancamento no ITA

Matheus Mota
Matheus Mota ITA T-22
2 min readMar 1, 2021

De acordo com as normas do ITA, o trancamento pode ser feito a pedido ou por saúde. Sendo necessário apenas o preenchimento de um requerimento.

O trancamento a pedido pode ser feito apenas uma vez, já o trancamento por saúde pode ser feito inúmeras vezes. No caso específico do trancamento a pedido, o aluno tem a possibilidade de reativar a matrícula novamente no semestre que ele trancou, com período mínimo de 1 ano. Após o período, o aluno é considerado desligado da instituição.

Os motivos para um trancamento são variados. Não será tratado aqui o trancamento por saúde, pois os motivos variam da saúde do aluno.

O motivo mais simples de ser feito um trancamento a pedido seria o de estar mal em algumas matérias no semestre e o aluno quer evitar ficar com DP, como explicado no artigo DP Devido à Notas no ITA. Já que a DP pode desligar o aluno da faculdade, o trancamento faz sentido nesse caso.

Outro motivo frequente seria o de desmotivação de fazer o semestre. Algumas vezes o aluno está desgastado devido à quantidade de matérias, estresse por ter que tirar notas boas em semestres difíceis, falta de sono, entre outros casos. Realizar um trancamento para repensar a respeito do motivo de estar no ITA ou estudar alguma matéria que ele viu que era muito difícil na época pode ajudar muito.

O trancamento também pode ser feito para realizar projetos pessoais que não seriam possíveis de serem feitos durante o curso devido ao tempo. É um jeito bem eficiente de realizar um trancamento, pois ter projetos pessoais realizados ajuda bastante em entrevistas de estágio.

O próximo caso seria no caso de trancar para fazer um estágio em uma empresa grande. No caso de empresas grandes, geralmente, demora para fazer todas as entrevistas e quando o aluno consegue o tempo de estágio, no geral, são entre 6 meses e 1 ano. Para não ter que fazer estágio durante as aulas do ITA, o melhor seria realizar um trancamento a pedido para aproveitar a oportunidade.

O último caso que conheço de trancamento seria o de trancar porque o aluno estava no CVAE, explicado em DP Devido à Notas no ITA, e precisou realizar o trancamento para não ter o semestre prejudicado.

Como foi explicado, os motivos para trancar a faculdade podem ser variados e eles podem ajudar bastante na jornada do aluno até a conclusão do curso e obtenção de boas oportunidades de emprego, mas fazer toda a faculdade sem fazer um trancamento não é motivo de desvalorização. O uso do trancamento depende de cada pessoa.

--

--