Viradões no ITA

Matheus Mota
Matheus Mota ITA T-22
3 min readMar 1, 2021

O ITA, uma das instituições de ensino mais prestigiadas e reconhecidas do Brasil, é especializada em formar, principalmente, engenheiros aeronáutico e aeroespacial, mas a instituição não se limita apenas à esses cursos. Engenharias eletrônica, computação, civil e mecânica também fazem parte da dos cursos disponibilizados.

Todos os cursos de engenharia do ITA seguem o padrão curso fundamental, que dura 2 anos e todos têm as mesmas cadeiras obrigatórias, e curso profissional, que dura 3 anos e é nesta fase que as turmas de engenharia são separadas e cada especialidade possuindo cadeiras obrigatórias.

Independente de qual semestre um aluno esteja, sempre há matérias que são difíceis de serem aprendidas no prazo das provas. Além disso, a maioria dos alunos fazem atividades extracurriculares, sendo as mais comuns as pesquisas de iniciação científica, competições de engenharia e projetos sociais. Esses fatores corroboram a buscar uma estratégia de estudo para serem capazes de fazerem tudo, sem prejudicar a vida universitária.

Uma estratégia comum é deixar as atividades e provas da universidade para serem realizadas alguns dias antes do prazo de entrega, ou em alguns casos organizar para fazer várias atividades alguns dias antes da entrega.

O uso desse método provoca a realização de longas horas de estudo. Consequentemente tendo que realizar “viradões”, que são estudos intensos por um dia inteiro sem dormir a noite.

A má regularidade no sono é prejudicial à saúde, mas a eficiência de um dia de “viradão” para finalizar um trabalho que tem que ser entregue no outro dia é uma estratégia viável em termos de custo e benefício. O custo seria de alguns dias intensos de estudo com um “viradão” para finalizar e os benefícios são que a atividade é entregue e o uso do tempo foi mínimo.

Normalmente o café é o principal combustível para um “viradão”, mas o uso excessivo desta bebida pode ocasionar problemas à saúde, como nervosismo, ansiedade, dores de cabeça e aumento da pressão arterial.

Outra atividade comum em um “viradão” é o consumo de alimentos gordurosos ou com muito açúcar. O primeiro ajuda a deixar o estômago pesado para longas horas de estudo e o segundo aumenta o metabolismo. Contudo, o uso desses alimentos podem gerar problemas ao corpo.

Baseado em todos os pontos levantados a respeito de atividades em um “viradão” há meios alternativos que ajudam a fazer um “viradão” um pouco mais saudável.

O primeiro seria substituir o café por uma maçã. A maçã é uma alternativa saudável para se manter com energia. Sendo assim, além do fato de que a maçã tira o sono e ajuda a se manter desperto, esta fruta é um alimento muito saudável e importante para a saúde.

Outro substituto para o café seria o Chá Verde. Esse chá possui menos cafeína que o café e ainda energiza o corpo, sem causar tremores.

Um substituto para alimentos gordurosos ou doces seria fazer uma sopa de legumes no jantar. A sopa é mais saudável e os legumes ajudam na energização do corpo e aumenta a capacidade cognitiva. Além de não ter uma sensação desconfortável no estômago durante o “viradão”.

Essas são algumas dicas que uso para fazer meus “viradões”. Por mais que eles não sejam tão frequentes quanto no começo da faculdade, eu aprendi algumas alternativas saudáveis com amigos e parentes.

--

--