Impressoras 3D doadas à FCF ajudam na produção de swabs para exames de Covid-19

Disponível em: https://bit.ly/2EFgJqw.

Impressoras 3D doadas à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP pela Receita Federal estão ajudando na produção de swabs — bastonetes de coleta de material usados nos exames de Covid-19.

Trata-se de um trabalho do professor Helder Nakaya, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, em colaboração com a Scientific Platform Pasteur da USP (SPPU) e com a participação do pesquisador André Nicolau, aluno de pós-doutorado da Faculdade.

A impressão em 3D, cada vez mais presente no mercado tecnológico, é também conhecida como Fused Deposition Modeling (FDM) — modelagem por fusão e depósito. Ela funciona através da materialização de objetos em três dimensões via modelos produzidos em softwares de computadores. A materialização ocorre pela junção de sucessivas camadas de material sobrepostas, ordenadas de acordo com o software. Sua maior vantagem é a rapidez e baixo custo das peças utilizadas no processo.

O projeto é uma alternativa para a falta do material no mercado. Anteriormente, as impressoras ajudaram na produção de protetores faciais para distribuição em unidades básicas de saúde e hospitais.

Swabs produzidos para exames de Covid-19 a partir de impressoras 3D.

--

--

Matheus Zanin
Matheus Zanin — Portfólio

Journalism student at University of São Paulo (ECA — USP).