Minha participação no projeto "Nos Rastros do Coronavírus", da Jornalismo Júnior

Matheus Zanin
Matheus Zanin — Portfólio
4 min readApr 29, 2020

Enquanto Mídias Sociais na Jornalismo Júnior (ECA — USP), fui responsável pela administração e produção de conteúdo para as redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Assim que a pandemia adquiriu maiores proporções, a empresa júnior elaborou o projeto batizado de Nos Rastros do Coronavírus, dedicado à produção de conteúdo informativo sobre a Covid-19 em diversas plataformas. Integrei o projeto como colaborador na produção audiovisual e na produção para o Instagram da empresa. É fato que a multimídia — o diálogo entre diferentes plataformas — é essencial para o aumento de visualizações e interações com materiais online. Assim, construímos uma mesma narrativa para todas as redes sociais da Jornalismo Júnior.

Produções audiovisuais para IGTV/YouTube

Para o conteúdo audiovisual, tínhamos um objeto principal: a produção de vídeos sobre o coronavírus de fácil compartilhamento via WhatsApp. Inicialmente, seria voltado apenas ao IGTV, mas tendo em vista seu potencial, o expandimos para o YouTube. Assim, optamos pela filmagem em horizontal. Além disso, foi essencial priorizar uma linguagem (digital e oral) de fácil compreensão, tendo em vista o intuito didático do material.

Alternei a função de roteirização com edição de vídeos, enquanto era um dos apresentadores fixos. Nosso calendário editorial se baseou na postagem de conteúdo duas vezes por semana, envolvendo temas diferentes que eram escolhidos em reuniões prévias. Os tópicos variam: consequências da pandemia para moradores de ruas, agravantes da subnotificação, a exposição de funcionários de hospitais, a questão da economia versus preservação da saúde, entre outros. Buscamos abordar assuntos recorrentes com maior profundidade, convidando entrevistados e respondendo maiores dúvidas da população.

Episódio de Nos Rastros do Coronavírus, apresentado por mim, no YouTube.
Primeiro episódio de Nos Rastros do Coronavírus, apresentado por mim, no Instagram.

A produção de vídeo para transmitir informações comprovou-se mais dinâmica. Um tema como a pandemia, cujas notícias aumentam a cada instante, exige rapidez e facilidade de assimilação. Ainda, há aproximação com o público a partir da criação da hashtag #NosRastrosdoCoronavírus, que reune o conteúdo especial.

O roteiro também necessitou de atenção. O maior desafio foi sintetizar a informação sem perder profundidade. Clareza, linguagem e assertividade foram importantes neste quesito.

Fiz as edições de outros episódios utilizando iMovie e Adobe Premiere. Os episódios apresentados, editados ou roteirizados por mim estão disponíveis e creditados no YouTube/IGTV da Jornalismo Júnior: youtube.com/playlist?list=PL8As2EhBZO36jk54-3j5URkmSjJFCDEjZ

Produção para Stories do Instagram

Os Stories do Instagram são a principal ferramenta de comunicação no aplicativo, afinal, estamos sempre passando por eles. Logo, decidimos criar conteúdos relacionados ao coronavírus que seriam postados três vezes por semana, com três tópicos principais: saúde mental, balanço geral da semana e curiosidades/prevenções. Decidida a identidade visual do projeto, produzi as artes abaixo:

Artes para Stories com dicas sobre meditação.
Artes para Stories com dicas sobre distração.

O objetivo da produção também era criar materiais que fossem compartilhados facilmente. Basta um print, e nossos seguidores poderiam espalhar tais informações e dados. Dessa forma, priorizei:

  • Fontes grandes;
  • Distribuição uniforme de elementos;
  • Padronização;
  • Clareza.

Todo o conteúdo informativo está disponível nas páginas da empresa júnior. O feedback foi positivo e, até o momento, nossos vídeos somam mais de 5.000 visualizações.

--

--

Matheus Zanin
Matheus Zanin — Portfólio

Journalism student at University of São Paulo (ECA — USP).