Entenda porque Design de Produto é fundamental para a criação do seu site!

Sarah Arruda Queiroz
Matilha Estúdio de Design
5 min readSep 13, 2022

Uma das formas para aumentar a presença digital de uma marca, é por meio de estratégias digitais. Um site precisa fazer parte dessa estratégia e para colocá-lo no ar, existem algumas etapas, entre elas a pesquisa e o desenho das telas. É nesta fase que o Design de Produto entra.

Entenda neste artigo como o Design de Produto é fundamental para o seu negócio e site.

O que é Design de Produto?

Na interpretação literal da área, design seria o desenho e produto da plataforma ou interface que será desenvolvida. Ou seja, Design de Produto é o desenho de um item, já pensando em como irá funcionar a interação dele.

Ele é uma etapa fundamental da produção de um site, por ser a usabilidade que determina como serão as interações, design e parte visual da interface.

Quais os problemas em não ter Design de Produto no processo de criação de um site?

A principal problemática em não acrescentar a etapa de desenvolvimento de um produto no processo de criação de um site, é correr o risco de ter uma plataforma que não é responsiva ou usável pelo usuário final.

Uma ideia é só uma ideia se não pode ser colocada em prática, e o Design de Produto garante que aquilo que for desenhado, será desenvolvido posteriormente como foi planejado.

Existem inúmeros empecilhos que podem impossibilitar um produto de ir para a etapa de desenvolvimento, e um deles é a falta de comunicação e sincronia entre designer e desenvolvedor. Por isso, esse diálogo é etapa é tão importante

Como Design de Produto é benéfico para seu site?

Ele é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de uma interface digital, sendo fundamental para entender como a pessoa usuária interage com aquela plataforma, quais são as dificuldades dela ao tentar resolver alguma tarefa ou comando, além de auxiliar o negócio a alcançar seus objetivos com aquela interface.

“O design de produto auxilia a empresa a identificar, investigar e validar problemas e, por fim, projetar soluções coerentes com os objetivos do negócio. Centrando o usuário em todo esse processo, o design contribui para o entendimento das dores dos usuários, investigando a fundo suas necessidades e encontrando pontos que conectem empresa e cliente, de forma a construir um produto coeso e que entregue valor comercial.”

Thomas Freitas — UX Designer no Matilha Estúdio de Design

Em qual etapa o Design de Produto entra no desenvolvimento de um site?

Existem diferentes formas de fazer um projeto de site acontecer, existem empresas que começam pela prototipação, outras que começam analisando concorrentes… no Matilha, nós seguimos a metodologia do Double Diamond para o desenvolvimento dos produtos digitais.

Double Diamond — Matilha Estúdio de Design

A metodologia entende que é necessário passar pelas etapas de:

  • Pesquisa ou Discovery: aqui se faz uma pesquisa e um apanhado de perguntas sobre o produto já existente ou que precisa ser feito. Entende-se a necessidade do contratante com esse produto e a do usuário final, para assim passar para o time de produto que será responsável por desenhar essas interações em tela, ou nas outras pontas de contato do usuário final.
  • Prototipação: com a análise de pesquisa, objetivos principais e intenção do cliente em mãos, o time de UX|UI design, design de serviços e design de produto, passam a desenhar um rascunho de como serão as interações, abas e informações dentro deste produto.
  • Execução: com o rascunho em mãos e após ser aprovado, os designer executam o projeto de forma visual e interativa e posteriormente passam para os desenvolvedores, responsáveis por subir esse projeto no ar.

Essa metodologia funciona para diferentes fins, tanto para a produção de um site, ou produto, quanto para outros tipos de projetos de design.

E como identificar qual tipo de site meu negócio precisa?

Uma interface pode auxiliar o seu negócio a resolver alguma dor da sua empresa e do seu público alvo e pode ser uma porta de entrada para possíveis clientes. Dessa forma, é interessante considerar quais objetivos serão alcançados com aquela plataforma e quais as dores você quer resolver com ela.

A partir disso, é mais fácil entender qual tipo de site seu negócio precisa. Dentre os tipos de páginas existem:

  • Landing Page

Página normalmente usada para destino final do usuário captado por campanhas de marketing, focada em conversão. Ela é usada para disponibilizar algum conteúdo, ou promoção e coletar o contato de quem entra nela.

  • Site Institucional

Em um site institucional se disponibilizam conteúdos sobre a instituição, seus serviços ou produtos fornecidos. Ele é importantíssimo para a presença digital de uma marca e serve como porta de entrada para quem já conhece ou quer conhecer mais sobre a organização.

  • Site dinâmico

O site dinâmico funciona de forma similar ao site institucional, mas ao contrário dele, o conteúdo pode se expandir com o tempo, por meio de blogs, ou outras páginas internas.

  • Blog

O blog pode independer dos sites institucionais ou dinâmicos, ele pode ser alimentado por ele mesmo. É um portal em que são destinados conteúdos extensos (artigos) de todos os tipos de escrita.

  • Portal

Um portal pode ser um espaço interno de uma instituição ou externo. Em qualquer uma das opções, é possível fazer o “login” a um espaço digital. Dentro desse portal, em sua maioria contém informações destinadas às pessoas que possuem acesso a ele.

  • Lojas Virtuais

Existe mais de um tipo de loja virtual para quem deseja vender produtos ou serviços online.

E-commerce: o e-commerce é uma estrutura em que todo o fluxo de compra e pagamento acontece nesta mesma plataforma.

Marketplace: marketplace é uma plataforma que permite uma ou mais lojas venderem seus produtos. O Mercado Livre ou Amazon podem ser considerados marketplaces. Neles, é necessário um cadastro e em alguns casos é cobrada uma taxa mensal para a disponibilização do espaço para venda.

Open source: quando a estrutura digital é própria. Nesse caso é necessário um designer de produto e um desenvolvedor para fazer o código da sua própria plataforma. Aqui não há muitas taxas mensais, como as outras formas em que se paga pela estrutura, apenas o investimento inicial para o desenvolvimento dessa estrutura é maior.

  • Hotsite

Páginas e sites que são criados para participarem de alguma campanha de publicidade, com prazo para ser criada e prazo para ser desativada. Em sua maioria o foco não é 100% conversão mas sim, um apoio a alguma campanha.

Valide seu produto com o Matilha

Um dos produtos que o Matilha oferece é o desenvolvimento de interface para teste de usabilidade e funcionalidade, entrega de MVPs e protótipos. Assim você pode validar a sua ideia rapidamente com um custo reduzido.

Quer entender como essas interfaces podem auxiliar seu negócio? Entre em contato com a gente. Somos especializados em Design de Produto! Teremos prazer em te auxiliar.

talk@matilha.digital

--

--