Vantagens em alocar profissionais de tecnologia na sua empresa

Sarah Arruda Queiroz
Matilha Estúdio de Design

--

A alocação de profissionais ou também conhecida como terceirização de serviços, é uma prática e tendência que vem crescendo e se tornando cada dia mais comum, principalmente por empresas que precisam de profissionais que atuam na área de tecnologia.

Os setores de infraestrutura, sistemas, gestão de projetos, atendimentos, desenvolvimento de softwares e plataformas, web designers, entre outros são bastante requisitados pelas empresas no mercado nos dias atuais.

Essa prática, adotada também por C-levels, possui inúmeros benefícios e vantagens para os contratantes, afetando diretamente o caixa das empresas, ao longo desse artigo vamos explicar como ela funciona e como a sua empresa pode se beneficiar.

O que é a alocação de profissionais?

A alocação de profissionais vai além da contratação de um serviço, é uma imersão no universo da empresa e das necessidades vigentes. Os profissionais responsáveis por oferecer esse tipo de dinâmica de trabalho costumam ser flexíveis e ágeis com a adaptação de novas rotinas de trabalho.

Para empresas que precisam contratar uma equipe ou profissionais terceirizados para resolução de uma tarefa ou problema pontual, e incluir esses profissionais na cultura e rotina da empresa, também podem ser consideradas contratantes de alocação de serviços.

Porque a demanda por serviços de alocação está crescendo?

A demanda por expertise na área de tecnologia tem aumentado muito por conta da urgência de atualização das empresas e adaptação ao mercado.

É uma forma das pequenas, médias e grandes empresas adquirirem uma expertise de mercado ou de uma área específica em um prazo reduzido com um orçamento pré-definido e, na maioria das vezes, mais barato.

Por conta das empresas não precisarem gastar com processos seletivos em busca de um ou mais profissionais, a alocação facilita a otimização do processo de contratação e torna a resolução daquela tarefa específica mais ágil.

Quais as vantagens em alocar profissionais de tecnologia?

Economia com processos seletivos

Como a contratação de serviços terceirizados não passa por uma etapa de processo seletivo, o RH economiza tempo e dinheiro com processos seletivos, já indo direto em profissionais indicados ou especializados em determinada área.

Visão externa do problema ou tarefa

Ao contratar especialistas na área de foco, a empresa consegue obter uma expertise para a resolução do problema ou efetivação de um projeto de forma mais ágil e com soluções diversas àquelas propostas internamente.

Os profissionais alocados conseguem ter uma visão e vivência diferente daqueles que já estão acostumados à cultura da empresa, dando agilidade para a execução da tarefa.

Expertise maior por um valor pontual

A alocação dá a possibilidade da empresa negociar e entender quanto pode gastar para resolver aquela demanda específica. Assim, consegue firmar parceria com profissionais que são especialistas por um valor que não será recorrente e sim pontual por algumas semanas ou meses.

Otimização e agilidade em projetos

Ao contratar profissionais que estão 100% focados em uma demanda ou projeto, a empresa consegue acelerar os processos de desenvolvimento envolvidos naquela demanda, sem comprometer a pauta dos demais.

Resultados que se mantém

A equipe da empresa contratante, após receber a entrega da demanda ou projeto por parte dos terceiros, tem a responsabilidade de manter e propagar o conhecimento adquirido ao longo do tempo que compartilharam com os alocados. Isso é benéfico porque além da empresa adquirir expertise de fora, consegue manter o conhecimento adquirido.

Quais os tipos de serviços possíveis de alocação dentro da área de tecnologia?

A área de tecnologia é ampla, e existem inúmeras funções e necessidades dentro dela, como mencionadas acima. Algumas das demandas que continuam a crescer estão relacionadas a manutenção de sistemas (T.I.), pesquisa e inovação (research) e a área de produtos digitais (sites, aplicativos, etc).

Essas três não são áreas novas no mercado, mas são frentes que se popularizaram muito nos últimos anos, e para empresas que precisam se atualizar em tempo hábil, e ainda não conseguem desenvolver os colaboradores internamente de forma rápida, a alocação nesse caso é a melhor opção.

Para empresas que desejam desenvolver sistemas, interfaces digitais ou ter uma visão ampla das pontas de contato do negócio com os usuários, existem alguns profissionais indicados para essas necessidades.

Quem são os profissionais do setor de pesquisa e produto digital?

UX | UI design

Profissionais responsáveis por participar da etapa de pesquisa e aprofundamento das necessidades do usuário e cliente interno. Também podem desenhar fluxos de interação ou telas para a prototipação posteriormente. Entregáveis da área:

  • Fluxo de experiência: mapeamento de interação e caminhos dentro da plataforma.
  • Teste de usabilidade: etapa de validação da funcionalidade do produto.
  • Avaliação heurística: inspeção (com base nas heurísticas de Nielsen) para entender os problemas e possíveis soluções da interface.
  • Desenho de escopo e funcionalidade: etapa para tornar o projeto visual e funcional.
  • Apps, plataformas, website: o desenho do serviço e produto, aplicado na maioria das vezes em forma de interface digital.

Design de serviços

Responsáveis por mapear e entender todas as pontas de contato dos usuários com o serviço ou produto ofertado. Dentro do escopo de trabalho existe alguns entregáveis, são eles:

  • Blueprint de serviços: ferramenta de visualização das relações entre pontos de contato de um serviço.
  • Roadmap de produto e serviço: mapa de planejamento para o desenvolvimento do produto ou serviço.
  • Mapeamento de oportunidades e inovações: estratégia para identificar possíveis melhorias no produto.
  • Entrevistas e pesquisas: imersão no universo da empresa e necessidades dos usuários.

UX Writing

Responsável por entender o universo semântico dos usuários de um produto ou serviço e determinar onde cada palavra e frase entram dentro do fluxo de um site, aplicativo, landing page ou qualquer interface digital. Entregáveis:

  • Universo semântico: palavras e formas de falar de uma empresa.
  • Textos para a interface: microcopy ou textos curtos da interface.
  • Estratégia de conteúdo: fluxo de palavras dentro do produto.
  • Guia de conteúdo: manual com a voz da experiência e os tons para cada momento.
  • Chatbot: diálogos e fluxo de conversa em chats de conversação.
  • Régua de e-mails de produto: o UX Writer pode determinar o momento de recebimento das comunicações e o conteúdo dela.

Desenvolvimento

Profissionais com a responsabilidade de entender o universo e capacidade de tecnologia da empresa e rodar os projetos pré-determinados. Também podem ser responsáveis por solucionar alguma dor relacionada a área de desenvolvimento, que a empresa não conseguiu resolver internamente. Entregáveis da área:

  • Aplicativo Crossplatform: desenvolvimento de aplicativos que funcionam em diferentes linguagens.
  • Frontend: etapa de desenvolvimento da parte visível de uma plataforma. Parte que o usuário consegue interagir.
  • Backend: desenvolvimento da parte da plataforma que conversa com o seu servidor. Parte de “trás” da interface.
  • Apps, plataforma, website: o projeto já desenhado pelo designer desenvolvido de forma aplicável.

O Matilha possui experiência de mais de 10 anos na área de produtos digitais e conta com uma equipe multidisciplinar disponível para alocação, conforme as necessidades do seu negócio.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o nosso serviço de alocação: talk@matilha.digital

--

--