A Agora Imóveis mudou porque o simples é a suprema sofisticação

Cassiano Polesi
aê, beleza?
Published in
5 min readJul 24, 2024

--

O trabalho de marca para a paulistana Agora Imóveis começou em agosto de 2023 e terminou em janeiro de 2024: nova cara e a estratégia de vincular essa tradicional imobiliária da Vila Leopoldina/SP ao Dewilson Guerra, o guerreiro que há mais de 20 anos veio de Juazeiro da Bahia para batalhar em SP — sim, existe amor em SP e em BA e suas cidades maravilhosas.

Como recriar uma marca? Ora, chamei para o trabalho meu sempre parceiro de design gráfico, o mestre agora doutor Luciano Pessoa. Foi fácil! Humm… não :)

A Agora Imóveis mudou de 2023 para 2024. Inventamos uma nova marca, um conceito impactante, elegante e… simples! O simples, banhado pela sofisticada simplicidade inerente ao Guerra, dono eterno desta operação imobiliária que ele conduz com sua fiel escudeira Elli Guerra por mais de 10 anos.

Dewilson Guerra é o nome do cara na placa.

Redesenhar a Agora Imóveis foi um trabalho fantástico, como sempre é a oportunidade de construir o que não existe. Criar uma marquinha nova, repensar as operações de atendimento vinculadas a ela, isso tudo tem um valor inestimável. O objetivo foi atualizar o atendimento individualizado prestado pelo guerreiro.

Foram duas ou três rodadas de pesquisa. Luc Persona preparou sob minha direção de criação três ideias — consigo sem esforço ser meio chato nessas coisas…:) — , a estratégia foi obter primeiro a primeira impressão de pessoas próximas sobre três caminhos de criação. Diante de três alternativas, o exercício da escolha é sempre um instante de reflexão… A opção foi pela simplicidade, como já dito.

Não sei se foi uma decisão muito democrática… :) Eu me esforcei :))

Mas não estamos numa democracia quando se trata de desenhar uma marca. O que importa é o conceito que ela representa e, neste sentido, Luc e eu estávamos alinhados. Eu mais do que ele, a bem da verdade, mas fazer o quê? A simples simplicidade era o conceito fundamental. E mantivemos.

Quanto ao design em si, mil coisas: pãos e pães podem sim ser questão de opiniães, como diria Guimarães Rosa, um dos nossos grandes escritores dos sertões… Luc me questionou, sem usar estas próximas palavras, mas o sentido era este: será “marca” a apropriação de uma linguagem universal Papos finos de doutores; no meu limite limitado, há de haver uma direção de arte a se impor, se necessário. Enfim, marca feita. Ficou linda, viu?

Manuel, o audaz: sim, temos manual

Montar uma marca sem um manual de aplicação é como fazer o almoço e servir tudo nas panelas, meio no improviso. Não foi o caso. O trabalho fica consolidado por essa entrega importantíssima e tão pouco lembrada, o manual da marca. Lá estão dadas as diretrizes básicas não apenas da marca, do design, como também um pouco do espírito que está por trás do processo de criação.

Minha receita para repaginar a Agora Imóveis foi definida em um café com o Guerra, quando então ficou claro o caminho que aponta para Juazeiro — a mesma cidade do internacional João Gilberto, o mestre da simplicidade sofisticada, o sambista que colocou a música brasileira no mapa do mundo.

Também estão na mesa o resgate de uma linguagem nacional — e as placas de rua de fundo azul naval são disparadamente o padrão brasileiro de sinalização de números residenciais e em muitos casos das placas de rua.

Foi andando pelas ruas que percebi o potencial das plaquinhas de… rua — levei para o projeto de marca com total convicção de que esse era o caminho para a Agora Imóveis. Puro insight e direção de arte assentada em uma proposta de comunicação sólida porque real, amparada por mais de 20 de atuação imobiliária

E aqui o editorial do manual de marca, texto final do Luc:

Partindo de uma marca ainda em processo de estabilização, o projeto procurou definir, de forma simples, diretrizes conceituais e visuais que evidenciassem os valores simbólicos da empresa.

Em termos conceituais, destacaram-se expressões como confiabilidade, solidez, análise, planejamento, oportunidade, intermediação, modernidade, criatividade, vida, alegria, realização, além de algumas referências muito específicas, como certa relação entre Juazeiro e São Paulo, a música internacional de João Gilberto, a sonoridade regional de Targino Gondim, as águas do rio São Francisco — referências em que convivem sofisticação e simplicidade.

Em termos visuais, após estudos e alternativas consideradas, optou-se por desenvolver a marca com base no motivo da tradicional placa de rua brasileira: azul, feita de metal, e há décadas utilizada nas fachadas para indicar o número das casas e o nome das ruas em todo o território nacional.

Além desses elementos, considerou-se também a utilização da cor vermelha, que já tem representado a empresa nos últimos anos, ao lado do azul e do branco, cores do tricolor de aço, o amado Esporte Clube Bahia.

Sim, a marca da Agora Imóveis resgata essa tradição contemporânea e universal: as placas de rua do Brasil. Agora Imóveis, a hora é agora!

E se você não sabe quem é Targino Gondim, siga o link para o som cantado por ninguém menos do que o também baiano Gilberto Gil. É nóis :)

Alma de artista. Para encerrar: caro Guerra, deixo essa marca como um presente, uma homenagem à sua história bonita de 20 anos ou tanto nas planícies de Sampa — não há nada mais sofisticado do que a simplicidade de João Gilberto e — por que não Chico? — a parábola do homem comum . . . a natural catimba . . . de um chute a gol . . . da ideia quando ginga. Valeu, guerreiro!

— Cassiano Polesi

--

--

Cassiano Polesi
aê, beleza?

consultoria em venda de imóveis| cel. +5511 9 6929–8888 cpi@matrizmkt.com | Creci 209.743-F