mkt:ideias

De Bezos, bisões e powerpoints

A carta de Bezos aos investidores da Amazon tem muito a ver com o conceito de gatekeeping que estudo na minha tese de mestrado e que serve de pano de fundo no meu livro Matriz de Marketing. É a tese dos bisões! Ou: somos todos editores :)

c.
aê, beleza?

--

Jeff Bezos e sua criação amazônica: por muitos ângulos, resultados e processos fantásticos

Endereçada aos investidores de sua gigantesca empresa, a carta do atual humano mais rico do mundo, Jeffrey P. Bezos, executivo-chefe, fundador e mentor da poderosa Amazon, foi cantada em prosa e verso em alguns cantos do planeta corporativo. Um dos vários motivos: ele decreta o enterro, nas reuniões de decisão estratégica, da cultura do PowerPoint ou para ser mais exato das apresentações guiadas por um lote de slides. Bezos divulgou que adota uma estratégia de discussão tão revolucionária quanto, quanto, quanto… voltar ao básico profundo: um memorando de seis páginas, escrito pela equipe à frente da questão. Ele também expõe que muito ou quase tudo é aprendível, inclusive os altos patamares de qualidade criados e implantados em uma operação comercial. Vale para a Amazon e qualquer empresa.

meu atendimento mkt:vendas é um trabalho de planejamento, comunicação e marketing que pode se espalhar por quadrantes do pré e pós-venda. O estudo resumido abaixo serve de metodologia e fundamento para implantar na sua empresa ideias como as que foram expressas por Bezos. Entre em contato!

Memorando versus PowerPoint. Sim, texto. Sim, ideias expostas e concatenadas. Sujeito, verbo e predicado e o que vem no bojo. Um texto, por pior que seja, precisa de alguma substância para parar em pé. Pois bem: nas reuniões da empresa que é referência mundial em padrões de atendimento e na implantação da cultura de alta qualidade, essa empresa usa como fundamento de discussão corporativa uma ideia pra lá de simples e de novidade zero. Ou por outra: a busca da inovação e da melhoria contínua, na Amazon, é uma construção fundamentada em um antiguíssimo fator: o discernimento humano e a sua capacidade, ou não, de se expressar.

O teto da caverna de Altamira, em imagem produzida à época de seu descobrimento. Afinal, por que bisões? A resposta está nos processos que envolvem o pensamento editorial, o outro nome para o simples discernimento humano e sua capacidade de hierarquizar a importância das coisas. A proposta de Bezos é isso, na prática. Dá pra ensinar e aprender: entre em contato, vamos conversar!

Uma boa definição escondida atrás disso é: pensamento editorial. Ao menos no entender do meu livro Matriz de Marketing, Comunicação e Negócios. A vontade de escrever um pequeno estudo de marketing virou um projeto de autopublicação e impressão sob demanda na virada para este século 21 e foi construído ao longo de algumas versões. A última edição foi finalizada em 2008 e está disponível on-line pela Lulu.com. Em 2009, usei o estudo para inspirar e guiar minha tese de mestrado na Universidade da Flórida, que acolheu o conceito de gatekeeping como principal fio condutor.

preparando-se para a cultura da inovação

Apelidei meu esforço de “a tese dos bisões”, a imagem que, a meu ver, sintetiza todo o conceito. As cavernas de Altamira, há mais de 15 mil anos, já davam régua e compasso: por que bisões? A resposta está no mesmo discernimento que nos faz humanos e que é resgatado e venerado hoje na carta aos investidores de Bezos. Claro que ele, um novo gênio dos negócios, não está pensando em Altamira ao defender esse procedimento. Está apenas exercitando intuitivamente o que está explicado em detalhes no livro e na tese. Tenho certeza de que posso ajudar a sua empresa a fazer o mesmo, pois como o próprio Bezos avisa tudo (ou quase) é aprendível.

Teorizar, explicar e implantar essa cultura do discernimento é o que moveu o livro e principalmente o mestrado. Meu atendimento intitulado aqui mkt:vendas tramita a partir do planejamento de marketing e vendas e pode se espalhar pelos quadrantes do atendimento ao cliente e pós-vendas. Os processos editoriais — os memos propostos por Bezos — ocupam esse último em especial, o quadrante que mira a construção do futuro, onde entram também os processos de inovação e a busca por novos negócios.

Na base de tudo, a visão “editorial”, o tal discernimento. Somos todos editores. Entre em contato e me contrate para cursos, palestras, workshops e projetos de criação e aculturamento de processos.

Para mais informações sobre o estudo Matriz de Marketing, veja um resumo abaixo e consulte este blog específico, com uma longa conversa sobre a rede internet: nós, os bisões e a rede, textos 1 e 2.

cursos, workshops, palestras e atendimento de projetos

Capas de Matriz de Marketing, Comunicação e Negócios, um estudo dividido em três partes (1, 2 e 3) e sua versão integral (capa branca). O livro é uma autopublicação: uma edição pessoal, cujos exemplares são impressos sob demanda na… Europa! — com o dólar na estratosfera, impossível ter exemplares por aqui a um custo razoável. A solução: peça um workshop sobre o assunto! Envie um email para cassio@matrizmkt.com. Mais infos sobre os livros em livraria.matrizmarketing.com; siga em facebook.com/matrizmarketing

Matriz de Marketing, Comunicação e Negócios — Como propagar sua marca na internet com alma é um livro, mas pode ser um curso interno na sua empresa ou grupo de trabalho. O foco é o gerenciamento do conhecimento e da comunicação da sua marca. O trabalho consiste em workshops internos, para alinhar suas equipes, seguido de um atendimento para consolidar as demandas ou projetos; com as engrenagens lubrificadas e ajustadas, fica mais fácil construir sua comunicação e muito pode ser feito a partir daí. Se interessar, entre em contato para mais informações pelo email cassio@matrizmkt.com ou envie um recado via WhatsApp para o celular (011) 9 6929–8888.

~~~~|||~~~~

--

--

c.
aê, beleza?

Cassiano Polesi, mkt:vendas: marketing, marcas, vendas, agora com foco em gestão patrimonial imobiliária // || \\ 011 9 6929–8888 cassianopolesi@matrizmkt.com