To accumulate less is not to be a Franciscan* (2014 Portuguese version)

Yuri Oliveira
matsya
Published in
3 min readSep 28, 2018

*Acumular menos não é ser Franciscano

This is an ‘as is’ version of a storm of thoughts I wrote on the 10th Jan, 2014, while living in Cádiz, Spain.

Next week I’ll post a more elaborated version of it :-)

“assorted-color-and-label book lot on shelves” by Charisse Kenion on Unsplash

“Bem,

Desde a minha primeira viagem à Europa em 2011, quando passei 40 dias viajando com uma mochila de 12kg, voltei para o Brasil com uma sensação de que o meu quarto tinha coisas demais, de que tudo o que eu precisava estava naquela mochila. Claro, se nela não estivesse tudo o que eu precisava, como eu teria passado tão bem os 40 dias de viagem? Mas aí você cai de novo no apego às coisas, volta a comprar mais camisas do que precisa, a juntar mais livros que sua estante suporta e pronto, passou.

E aqui estou eu, mais uma vez na Europa, agora como estudante. Vivo desde setembro em um quarto com uma cama de solteiro, uma mesa, um espaço pra minha prática de yoga, um pequeno armário, uma mala, uma mochila (a mesma de 2011), e uma mochila diária. Tenho menos coisas do que tinha no meu quarto no Brasil. Menos roupas, menos sapatos, menos chinelos, menos mochilas, menos tralhas.

Divido o apartamento com mais 3 pessoas, e cada um tem exatamente uma prateleira na geladeira. E por viver com mais 3 pessoas, cada quarto é um mundo, e cada mundo está contido em si mesmo. Isso significa que todos os meus documentos, livros, cadernos, equipamentos eletrônicos, malas, mochilas, roupas e calçados têm de estar (e caber) no meu quarto. Isso me ajuda a ter apenas o essencial.

Eu sei que não posso comprar muita comida, porque não vai caber na minha parte da geladeira nem na minha parte da “dispensa”. E ela vai estragar se eu fizer isso. Sei que não posso comprar muitas roupas, porque não vão caber no meu armário. Não posso comprar muitos lençóis ou colchas de cama pelo mesmo motivo, nem muitos enfeites ou tranqueiras porque não vão caber na minha mesa ou nas gavetas.

E isso é bom.

Eu repito muito as minhas roupas. A que eu visto pra faculdade é praticamente a mesma que eu visto pra sair a noite. E as pessoas não se importam com isso. Não fazem piadas do tipo “é teu uniforme?” ou “só tem essa roupa?” e comentários parecidos. Se eu quiser comprar uma camisa nova é melhor me desfazer de uma que ainda tá no armário pra ganhar espaço. Eu faço praticamente o mesmo prato por duas refeições seguidas, porque senão vai estragar. Eu não tenho muitos objetos de grande valor material e por isso posso emprestar meu quarto para um amigo dormir quando não estou.

Sempre gostei de livros impressos (e ainda gosto muito), mas tive que comprar um kindle porque não ia ter espaço no meu quarto pra guardar todos os livros que eu queria ler.”

Yuri.

--

--